RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara da região aprova PL que pune quem alimentar pombos

Projeto de Lei foi aprovado por nove votos; Texto foi apresentado pelo vereador Paulo Bernardi (MDB)

Pombos urbanos | Foto: Reprodução

A Câmara de Matão-SP aprovou um Projeto de Lei que pune quem alimentar pombos no município. O texto recebeu nove votos, e foi apresentado pelo vereador Paulo Bernardi (MDB). 

Além de proibir a alimentação dos animais, o texto também pune quem manter abrigo aos pombos urbanos. 

“Os proprietários, possuidores ou responsáveis por imóveis onde se verifique a presença habitual de pombos urbanos deverão adotar medidas adequadas para impedir seu pouso, permanência e nidificação, tais como alimentação, instalação de telas, redes, barreiras físicas ou outros mecanismos eficazes de dissuasão”, determina o documento, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

O descumprimento da ordem, decidida em 14 de julho, com apenas uma manifestação contrária, pune com advertência a primeira ocorrência. Em caso de reincidência, o infrator deverá pagar uma multa de R$ 300, que ainda pode ser dobrada caso o cidadão continue o comportamento.

Ainda conforme o texto, o valor da multa será reavaliado anualmente, “com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ou por outro índice oficial que venha a substituí-lo”.

“Não se trata de uma lei contra os pombos. Trata-se de uma lei a favor da vida em equilíbrio: pela saúde dos moradores, pela salubridade dos espaços públicos e pelo bem-estar da fauna urbana — com critério técnico, respeito e responsabilidade”, justifica o vereador autor do Projeto.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS