Câmara de Ribeirão lança selos em homenagem a Santos Dumont

Câmara de Ribeirão lança selo em homenagem a Santos Dumont
Foto: Divulgação

Serão lançados em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, dia 20/07, os selos postais comemorativos aos 150 anos de Santos Dumont, o Pai da Aviação. O evento acontece durante Sessão Solene da Câmara Municipal, no Plenário, a partir das 16h30, com entrada franca.
Trata-se de uma emissão oficial do Correios, que pode ser usada em correspondências no território brasileiro e também naquelas enviadas ao exterior. Também durante a sessão haverá o lançamento do carimbo comemorativo em alusão ao tema.
Este tipo de evento há muitos anos não acontecia em Ribeirão Preto. “Há cerca de 50 anos não é realizado um lançamento nacional de selo comemorativo em nossa cidade, apenas relançamentos”, comemora o jornalista e colecionador Marcio Javaroni, que organiza anualmente, desde 2010, o Encontro Filatélico e Numismático de RP.
Os selos foram desenhados pelo artista visual Cordeiro de Sá, que vive em Ribeirão Preto desde 1990. É a segunda emissão comemorativa produzida por ele para o Correios. No ano passado, Cordeiro de Sá foi o responsável pela elaboração dos selos comemorativos ao Bicentenário da Independência.
“A arte comemora a vida de Santos Dumont que, em representação pouco usual, aparece sorrindo entre seus projetos. A trajetória terrena é marcada pela casa onde nasceu, em Minas Gerais, e pela que projetou para si, “A Encantada”, em Petrópolis, no Rio”, explica o artista. “Ao mesmo tempo em que o menino antevê o voo de braços abertos e com sapatos desamarrados que remetem a Hermes, o adulto no 14 Bis recorda o sonho”.
Ribeirão Preto também é lembrada na arte produzida por Cordeiro de Sá para o selo postal, que vai circular em todo território nacional e também em correspondências enviadas para o exterior. “A cidade de Dumont, onde cresceu e que na época fazia parte do território de Ribeirão Preto, está no cafezal que abriga seres voadores”, revela Cordeiro de Sá.
Dumont se formou da antiga Fazenda Arindeúva, que foi de Henrique Dumont, pai de Santos Dumont e um dos reis do café. O território só se transformou em distrito de Ribeirão Preto em 1948, emancipando-se em 1964.
O vereador Renato Zucoloto, autor do requerimento que designou a Sessão Solene, ressalta a importância da cidade na história do Pai da Aviação. “Em 1903, a Câmara Municipal aprovou uma lei concedendo a quantia de um conto de réis a Santos Dumont, como auxílio à continuação de suas experiências sobre o aproveitamento da dirigibilidade dos balões como meio de transporte”.
Palestra e homenagens
Além do lançamento, durante a Sessão Solene serão promovidas homenagens e realizada uma palestra, pelo artista visual Cordeiro de Sá, sobre o processo criativo de elaboração do selo em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont, do esboço às artes finais, passando pelas alterações durante o processo de aprovação. “A ideia é apresentar a relação dos elementos retratados com Santos Dumont, assim como alguns causos do personagens homenageado e segredos escondidos na arte”, revela o autor.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS