Câmara de Ribeirão voltou nesta quarta. O que o novo presidente e os vereadores esperam para este ano?

Franco Ferro (PRTB) inicia seu primeiro ano como presidente do legislativo municipal; confira as expectativas dos vereadores para 2023

0
Câmara de Ribeirão Preto | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (2), inicia-se o ano político para todos os 22 vereadores de Ribeirão Preto. Neste ano, em especial, o Legislativo municipal ganha uma nova Mesa Diretora, eleita em 29 de novembro do último ano, durante Sessão Ordinária.

Em exclusiva ao Grupo Thathi, vereadores do município falaram sobre suas expectativas para a política local em 2023. Confira:

Franco Ferro (PRTB)

“Esperamos um ano com muitos desafios, porém com diversas conquistas.

Minha administração será voltada principalmente para a qualidade do atendimento da população. Sabemos que necessitamos de urgentes reparos estruturais em nosso prédio da administração, temos a consciência que nosso parque tecnológico está defasado, precisamos capacitar nossos servidores para melhor atender às demandas internas e de nossa população.

No campo Legislativo, projetos de suma importância à população necessitam ser pautados, como é o caso da Lei de Uso e Ocupação do Solo, e durante minha gestão não medirei esforços para pautar e aprovar tudo aquilo que for de interesse de nossos munícipes”, ressaltou o atual presidente do Legislativo municipal.

Igor Oliveira (MDB)

“Desde o ano de 2018, quando assumi a presidência da casa, a gente observa uma evolução muito grande no que diz respeito à transparência e ao zelo no uso do dinheiro público.

tenho certeza que nesse ano de 2023 não será diferente. desejamos muito sucesso ao amigo e companheiro franco ferro que está presidindo a câmara”, disse o vereador.

André Rodini (Novo)

“Espero que a mesa dê atenção aos assuntos de interesse do Legislativo, como a reforma do prédio que está em péssimas condições, a instalação da energia solar, captação de água de chuva, e adaptação do prédio para PCD.

Por outro lado eu tenho uma proposta parada na casa de trocar os carros que os vereadores usam por aplicativo, reduzindo substancialmente o custo de uma frota praticamente sucateada”, deseja o político do partido Novo.

Duda Hidalgo (PT)

“Acredito que 2023 traz perspectivas muito boas para Ribeirão Preto com a eleição do novo governo federal. Entramos numa gestão que se compromete com o combate à miséria e à fome e Ribeirão Preto é uma cidade bastante desigual em que uma parcela da população sofre significativamente com o desemprego, a falta de moradia digna e de comida para todos.

Essa é uma oportunidade imensa para a Prefeitura de conseguir apoio federal para a resolução desses problemas e espero que o prefeito Duarte Nogueira veja da mesma forma e não continue negligente diante da desigualdade que assola nossa cidade. Durante as eleições, faltou republicanismo quando ele decidiu apoiar um candidato antidemocrático e fascista.

Meu mandato tem o compromisso em abrir portas junto do novo governo federal para o desenvolvimento da nossa cidade. Inclusive, ao assumir a presidência na Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo, vamos somar esforços para tirar do papel, finalmente, o Instituto Federal de Ribeirão Preto!

Este ano também retomo à liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal e vamos trabalhar muito pra fortalecer ainda mais o campo da esquerda na nossa cidade, que já demonstrou sua força nas eleições de 2022, e construir cada vez mais uma oposição democrática e propositiva perante um governo municipal omisso, sobretudo, diante das questões sociais, ambientais e habitacionais”, deseja Hidalgo.

Marcos Papa (Podemos)

“Fui reeleito presidente da Comissão de Transparência e é nisso que a Câmara precisa avançar, precisa ser cada vez mais transparente para o cidadão. E uma transparência proativa, tem que tomar a atitude da transparência, tem que mostrar onde gasta o dinheiro da Câmara e com o que que gasta. Ela tem que deixar o site oficial cada vez melhor para que o munícipe interaja com a Câmara. Tem que tornar menos burocrático o acesso do munícipe às informações. Uma das ações da Comissão de Transparência será colocar para votar projeto de Lei que garante o direito do munícipe de participar remotamente de audiências públicas. Hoje o cidadão pode participar, mas esse direito não está garantido no Regimento Interno e nós vamos garantir.”

O texto será atualizado conforme a manifestação de outros políticos da Câmara Municipal.