RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara discute veto total contra PL que proíbe a comercialização de ‘chumbinho’ em Ribeirão Preto

Veto será discutido durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (29)

O chumbinho não possui registro legal na Anvisa e sua venda e uso são criminosos | Foto: Rede social

A Câmara de Ribeirão Preto discute nesta quarta-feira (29), durante a 71ª Sessão Ordinária, o veto total ao Projeto de Lei N°266/2025 – apresentado por Junin Dêdê (PL) – que proíbe a comercialização, distribuição, armazenamento e porte do ‘chumbinho’ no município.

O veto, apresentado pelo prefeito Ricardo Silva (PSD), alega que “a legislação sanitária vigente já dispõe de instrumentos legais suficientes para coibir a fabricação, comercialização, exposição à venda e uso de raticidas irregulares, sem necessidade de nova norma para esse fim”.

O texto também explica a falta do conceito técnico sobre a substância, o que pode abrir margem para interpretações diversas sobre a ordem e suas determinações.

“No obstante, merece atenção a redação do artigo 2º, especialmente no que tange à definição do termo ‘chumbinho’. A ausência de uma conceituação técnica precisa pode comprometer a segurança jurídica e dificultar a efetiva aplicação da norma, abrindo margem para interpretações divergentes e eventuais questionamentos judiciais”, justifica o veto.

“O presente Projeto de Lei foi além dos limites da competência complementar, por invadir matéria já disciplinada por normas gerais legislação sanitária vigente”, conclui o veto, que será decidido a partir de discussão única.

Ordem do Dia

Na íntegra, confira o que será discutido durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (29):

ItemMatériaResultado
1
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 391/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – ALTERA A REDAÇÃO DO ARTIGO 2º DA LEI Nº 12700, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011, QUE INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE MANUTENÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
2
1ª e 2ª Discussões do  Projeto de Lei Complementar nº 42/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – ALTERA A REDAÇÃO DO INCISO II DO ARTIGO 3º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 2890, DE 16 DE JULHO DE 2018, QUE DISPÕE SOBRE O FUNDO PRÓ-MEIO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
2
2ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 42/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – ALTERA A REDAÇÃO DO INCISO II DO ARTIGO 3º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 2890, DE 16 DE JULHO DE 2018, QUE DISPÕE SOBRE O FUNDO PRÓ-MEIO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
3
Discussão Única do  Projeto de Resolução nº 42/2025 – MESA DA CÂMARA MUNICIPAL – DISPÕE SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE BENS INSERVÍVEIS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL, CONFORME ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 266/2025 ao PR 42/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 288/2025 ao PR 42/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.
4
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 26/2025 – Matheus Moreno – DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA CIDADANIA – INSTITUTO PROTAGONISMOMatéria não votada
Parecer CFOFCT nº 268/2025 ao PL 26/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 290/2025 ao PL 26/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Maurício Vila AbranchesMatéria não sujeita a votação.
5
Discussão Única do  Veto nº 35/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 266/2025, DE AUTORIA DO VEREADOR JUNIN DÊDÊ, QUE DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DA COMERCIALIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ARMAZENAMENTO E PORTE DO PRODUTO CONHECIDO COMO “CHUMBINHO” NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 289/2025 ao VET 35/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS