RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Câmara vota o “Dia Municipal Sem Carro” nesta quarta-feira

Projeto pretende Incentivar o uso do transporte público, oferecendo gratuidade em todas as linhas municipais

Via da zona Sul sem veículos em circulação | Foto: Reprodução Google

A Câmara de Ribeirão Preto vota nesta quarta-feira (20), durante a 52° Sessão Ordinária, o Projeto de Lei que define o “Dia Municipal Sem Carro”, visando o incentivo ao uso do transporte público coletivo. 

Para tal, o vereador autor do texto, Daniel do Busão (PL), pretende liberar o uso gratuito de todas as linhas municipais, em 22 de setembro. 

A iniciativa, a ser adicionada no Calendário Oficial de Eventos da cidade, busca promover a reflexão sobre os impactos do uso excessivo de veículos individuais na qualidade do ar, saúde pública e mobilidade urbana.

Além disso, o Projeto de Lei tem como objetivo anunciado a redução da emissão de gases poluentes e de efeito estufa por meio da diminuição da circulação de veículos automotores.

O documento, a ser votado a partir de discussão única, ainda pretende incentivar a caminhada e o uso de bicicletas, além do transporte coletivo.

Ainda segundo o Projeto de Lei, a gratuidade proposta ao transporte público poderá ser custeada por:

I – Recursos do Fundo Municipal de Mobilidade Urbana;

II – Verbas de publicidade institucional nos veículos de transporte coletivo;

III – Parcerias com a iniciativa privada, por meio de leis de incentivo fiscal.

IV – Por previsão contratual da gratuidade com o consórcio prestador do serviço de transporte urbano municipal para o dia Municipal Sem Carro.

“Tem-se comprovado, que as cidades que adotaram o Dia Municipal Sem Carro, apresentaram uma redução de 20-30% na emissão de gás carbônico, e um aumento de 15-25% no uso do transporte público em dias de gratuidade”, justifica o político. 

Clique aqui e leia o Projeto de Lei N°285/2025 na íntegra. 

Veredito ao Refis

Ainda no decorrer da Sessão Ordinária desta quarta-feira, os 22 vereadores definem o programa Refis Ribeirão durante a segunda discussão do Projeto de Lei Complementar. 

A primeira discussão sobre o tema aconteceu na Sessão desta segunda-feira (18), quando foi aprovado por 16 votos. Apenas André Rodini (Novo) votou contra o texto, enquanto Isaac Antunes (PL), Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), Paulo Modas (PSD), Perla Muller (PT) e Rangel Scandiuzzi (PSD) não se manifestaram. 

O Programa Refis Ribeirão, de acordo com a prefeitura, representa uma iniciativa é estratégica para o futuro da cidade, especialmente diante da Reforma Tributária Nacional, que utilizará a média da arrecadação municipal entre 2019 e 2026 para calcular a distribuição de recursos. Isso significa que o município tem 18 meses para fortalecer sua receita e evitar prejuízos no repasse de recursos nos anos seguintes.

O programa, proposrto pelo prefeito Ricardo Silva (PSD), também responde a um cenário recente de alta taxa de juros, que elevou o peso das dívidas para cidadãos e empresas. Por isso, o Refis Ribeirão 2025 chega com as condições mais vantajosas já oferecidas pelo município, ampliando descontos e prazos em relação ao último programa de recuperação fiscal. Clique aqui para ter acesso ao documento na íntegra.

Ordem do Dia 

Na íntegra, confira o que a Câmara vota de acordo com a Ordem do Dia:  

ItemMatériaResultado
1
2ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 33/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – AUTORIZA O MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO A RECEBER RECEITAS E TRIBUTOS POR MEIO DE ORDEM BANCÁRIA, CARTÃO DE CRÉDITO OU DÉBITO, CARTEIRAS DIGITAIS E SISTEMA DE PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS DENOMINADOS PIX E A CONTRATAR OU CREDENCIAR OPERADORAS QUE FORNEÇAM MECANISMOS E FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NO SERVIÇO DE ARRECADAÇÃO DESSES MEIOS DE PAGAMENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 202/2025 ao PLC 33/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 194/2025 ao PLC 33/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
2
2ª Discussão do  Projeto de Lei Complementar nº 34/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – DISPÕE SOBRE O PAGAMENTO E PARCELAMENTO INCENTIVADO DE DÉBITOS ATÉ O EXERCÍCIO DE 2024 “PROGRAMA REFIS RIBEIRÃO” JUNTO À ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CCJR nº 205/2025 ao PLC 34/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 197/2025 ao PLC 34/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 201/2025 ao PLC 34/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 195/2025 ao PLC 34/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Emenda Modificativa nº 1 – Paulo Modas – ALTERA A REDAÇÃO DO ARTIGO 1º.Retirado pelo autor
Emenda Aditiva nº 2 – Paulo Modas – ACRESCENTA § 5º AO ARTIGO 1º E RENUMERA OS DEMAIS.Retirado pelo autor
Emenda Aditiva nº 3 – Paulo Modas – ACRESCENTA § 3º AO ARTIGO 4º.Retirado pelo autor
Emenda Modificativa nº 4 – Paulo Modas – ALTERA A REDAÇÃO DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 7º.Retirado pelo autor
Emenda Aditiva nº 5 – Paulo Modas – INCLUI INCISO NO ARTIGO 11, RENUMERANDO O INCISO VI PARA INCISO VII.Retirado pelo autor
Emenda Aditiva nº 6 – Matheus Moreno – ACRESCENTA O ARTIGO 16 E RENUMERA OS DEMAISAprovado
3
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 285/2025 – Daniel do Busão – INSTITUI O “DIA MUNICIPAL SEM CARRO” COM GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO NO CALENDÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIASMatéria não votada
Parecer CCJR nº 207/2025 ao PL 285/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 199/2025 ao PL 285/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
4
Discussão Única do  Projeto de Lei nº 347/2025 – PREFEITO MUNICIPAL – AUTORIZA A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO A ABRIR CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO VALOR DE ATÉ R$ 507.904,00 (QUINHENTOS E SETE MIL, NOVECENTOS E QUATRO REAIS), PARA ATENDER NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, INCLUSÃO DE DOTAÇÃO PARA PAGAMENTO DOS ESTAGIÁRIOS, NO MUNICIPIO DE RIBEIRÃO PRETO, NO ORÇAMENTO DO CORRENTE EXERCÍCIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.Matéria não votada
Parecer CFOFCT nº 201/2025 ao PL 347/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Daniel GobbiMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 208/2025 ao PL 347/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Daniel GobbiMatéria não sujeita a votação.
5
Discussão Única do  Projeto de Decreto Legislativo nº 35/2025 – André Rodini – CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO RIBEIRÃO-PRETANO AO SENHOR RUBENS OMETTO SILVEIRA MELLO.Matéria não votada
Parecer CCOMTH nº 20/2025 ao PDL 35/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Jean CorauciMatéria não sujeita a votação.
Parecer CFOFCT nº 198/2025 ao PDL 35/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Matheus MorenoMatéria não sujeita a votação.
Parecer CCJR nº 206/2025 ao PDL 35/2025 Favorável à aprovação da matéria. Relatoria: Franco FerroMatéria não sujeita a votação.

A Sessão Ordinária acontece a partir das 18h30, no plenário da Câmara de Ribeirão Preto. O evento é aberto ao público presencial e transmitido pelos canais da TV Câmara.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS