Ribeirão Preto iniciou nesta segunda-feira (24), a 18ª edição da Campanha Fique Sabendo, mobilização estadual que incentiva a população a realizar testes de HIV e Sífilis. As unidades de saúde e o Programa Municipal DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais irão ampliar a oferta de testagem e promover ações educativas dentro e fora das unidades até dezembro.
A campanha marca a abertura do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV/Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante, autotestes, orientações sobre PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e oferta de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).
A recomendação é que todas as pessoas sexualmente ativas que nunca fizeram o teste, ou que tiveram relação sexual desprotegida, procurem uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para realizar os exames. O diagnóstico precoce continua sendo essencial para prevenção, tratamento e redução da transmissão das ISTs.
Dados
Em dez anos, Ribeirão Preto registrou uma redução significativa nos indicadores de HIV e Aids. Enquanto o HIV é o vírus, a Aids é a fase em que a infecção evolui e o organismo fica vulnerável a outras doenças.
Os diagnósticos de HIV caíram 12%, passando de 188 em 2014, para 165 em 2024. No mesmo período, os casos de Aids tiveram queda ainda mais expressiva, de 26%: foram 125 registros em 2014, ante 92 em 2024.
Os dados reforçam que os homens continuam sendo o grupo mais afetado: só no ano passado, eles responderam por 125 novos casos de HIV e 73 diagnósticos de Aids. A maior concentração está entre aqueles de 20 a 49 anos. Entre as mulheres, a faixa etária mais atingida é a de 30 a 49 anos.
“Mesmo vivendo em uma época em que a informação está na palma da mão, ainda vemos muitos jovens altamente expostos ao HIV. Grande parte deles desconhece ou não acessa a PrEP, que hoje é uma das estratégias de prevenção mais eficazes e está disponível gratuitamente em todos os serviços especializados. Nosso desafio é ampliar o diálogo, reduzir barreiras e garantir que esses recursos cheguem, de fato, a quem mais precisa”, afirma a coordenadora Mônica Arruda, chefe de Setor do Programa IST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais.
Um dado positivo é que o município não registrou transmissão de mãe para o filho no ano passado, reflexo do fortalecimento do pré-natal.
A sífilis segue tendência nacional e mantém índices elevados: em 2023, a cidade registrou 324 casos da doença em gestantes e 74 congênitas, na transmissão de mãe para o bebê. No mesmo ano, houve um total de 1.775 confirmações da doença.
Confira a programação:
24 e 26/11:
Equipes da USF Vila Albertina estarão na entrada do Hipermercado Atacadão, onde serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis, além da conscientização sobre o diagnóstico precoce. No dia 24, a ação ocorrerá das 17h às 21h. Já no dia 26, das 8h30 às 10h30.
O Hipermercado Atacadão fica localizado na Avenida Eduardo Andrea Matarazzo, 4.015.
24 e 25/11:
Entre 14h e 16h, equipes da UBS Presidente Dutra estarão no supermercado Amarelinha, localizado na rua Javari n.º 3.750. Serão ofertados testes rápidos de HIV e sífilis, além de orientações gerais sobre saúde sexual.
26/11:
A USF do Jardim Paiva promoverá testagens de HIV e sífilis, orientações sobre ISTs, além de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), avaliação do pé diabético e checagem do esquema vacinal. A ação acontece durante o dia todo, na própria unidade.
27/11:
Além de orientações, a USF Jardim Marchesi ofertará autotestes de HIV e preservativos para a população, das 8h às 12h. A ação será estacionamento da Drogaria São Carlos, localizada na Avenida Luzitania, n.º 824, no bairro Parque Ribeirão.
28/11:
A equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais fará testes rápidos de HIV no refeitório do campus da USP, das 10h às 14h.
1/12:
A testagem será realizada na Praça XV de Novembro, das 10h às 14h, com distribuição de preservativos, gel lubrificante, autotestes, orientações sobre PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e oferta de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).
5/12:
A USF Paulo Gomes Romeo estará na entrada do Supermercado Mialichi no bairro Wilson Toni, com oferta de panfletos educativos, preservativos e testes rápidos de HIV e sífilis, das 8h30 às 11h.
Já o NSF-4, no Jardim Antartica, promoverá bingo, distribuição de kits com preservativos, lubrificantes e panfletos. Também haverá orientações sobre métodos preventivos, PrEP e PEP.
6/12:
Equipes da UBS Marincek estarão presentes na rua Javari, n.º 4.525, para oferecer testes rápidos, preservativos e material educativo. Em caso de alteração, serão feitas coletas de sorologia para a confirmação diagnóstica. As atividades acontecerão das 8h às 17h.
12/12:
As UBSs Adão do Carmo Leonel e Jardim Maria das Graças se unirão em uma atividade no CRAS 10 (Centro de Referência de Assistência Social), no Jardim Branca Salles, a partir das 9h. Serão oferecidos preservativos, exames e panfletos educativos.



