RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Home Notícias Cotidiano Cartilha orienta atividades na construção civil durante pandemia

Cartilha orienta atividades na construção civil durante pandemia

0
Cartilha orienta atividades na construção civil durante pandemia
Imagem ilustrativa

A construção civil é uma das atividades consideradas essenciais e que permaneceram ativas, seguindo as determinações do Ministério da Saúde, desde o início da quarentena ocasionada pelo novo coronavírus. Ao todo, mais de 50 atividades foram enquadradas nesta situação, que tem como objetivo garantir a continuidade de serviços indispensáveis à população.

O funcionamento da construção civil, porém, deve obedecer às regras sanitárias estabelecidas pelas autoridades. E para orientar todos os envolvidos no setor, desde o canteiro de obra até escritórios e estandes de vendas, sobre a segurança no exercício dessas atividades, foi produzida pelo Seconci-SP (Serviço Social da Construção) a cartilha “Diretrizes para o Combate e Resposta à Covid-19”, em parceria com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção), com apoio do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo).

A cartilha, de 34 páginas, detalha cuidados a serem tomados antes, durante e após as atividades administrativas e nas obras para que elas ocorram de forma responsável, segura e saudável.
O texto, que é acompanhado por protocolo para o gerenciamento das recomendações, aborda também as medidas de contingenciamento a serem adotadas em caso de funcionários suspeitos ou confirmados de contaminação da Covid-19.

Dúvidas

Ainda são apresentadas respostas às dúvidas mais frequentes sobre o que fazer em determinadas situações e sobre os testes de detecção de anticorpos à doença.

O material, com dicas que são úteis também para outras atividades e segmentos, pode ser acessado para download, na íntegra, no site do Seconci-SP, única instituição de saúde envolvida no projeto, neste link.