A Divisão de Bem-Estar Animal – DBEA, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abrirá o cadastro para interessados em castrar seus animais de estimação, cães e gatos, gratuitamente. Será possível cadastrar até cinco animais por CPF. As inscrições serão realizadas nos dias 4, 5 e 11 de março, em três diferentes escolas municipais. A prioridade é para pessoas que recebem até dois salários mínimos.
Um dos critérios para a castração é que os animais não sejam braquiocefálicos, ou seja, raças conhecidas pelo “focinho achatado”, como Pug, Shih tzu, Bulldog (inglês, francês, campeiro), Pequinês, Boxer, entre outras raças que necessitam do uso de anestesia inalatória, tipo específico de sedação que não será oferecida pelas clínicas veterinárias vencedoras do processo licitatório para a ação de castração. A medida visa à segurança do animal e eficiência do procedimento.
Conforme explica a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Viviane Alexandre, são muitos os benefícios para realizar a castração dos animais, como a redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas, como neoplasias e piometra (infecção uterina); redução de doenças zoonóticas (transmitidas de pets para humanos), como a raiva e a leishmaniose; diminuição do abandono de animais devido a nascimentos indesejados, entre outros.
Cadastro – O cadastramento tem limite de 454 vagas em cada data, preenchidas por ordem de chegada, respeitada a prioridade para quem recebe até dois salários mínimos. Para se cadastrar é preciso ter mais de 18 anos, apresentar o original e cópia de RG e CPF ou CNH, comprovante de endereço recente (últimos 90 dias), comprovante de renda (holerite, cartão de benefício com o extrato do último mês).
A inscrição será validada somente com a apresentação de todos os documentos citados. As castrações serão realizadas por uma empresa terceirizada, vencedora de processo licitatório realizado por pregão eletrônico. A data, horário e local da castração serão fornecidos no dia da inscrição. Mais informações pelo telefone da Divisão de Bem-Estar Animal: (16) 3628-2778.
Confira os locais e horários para realizar o cadastro:
• 04/03/2023, sábado, das 8h às 16h, na Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, Rua Pindamonhangaba, 851 – Vila Mariana.
• 05/03/2023, domingo, das 8h às 16h, na CEMEI Prof. Eduardo Romualdo de Souza na Rua Visconde de Inhomirim, 1001 – Vila Virginia.
• 11/03/2023, sábado, das 8h às 16h, na EMEF Geralda de Sousa Espin, Rua Emygdio Rosseto, 2960 – Jardim Florestan Fernandes.
Outros benefícios da castração:
• Redução dos passeios externos e problemas associados a esta prática, como o desenvolvimento de doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus tratos;
• Redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas.
• Prevenção de doenças como pseudociese (gravidez psicológica), hipertrofia mamária felina e estro persistente (cio);
• Prevenção de distúrbios testiculares em machos (neoplasias, orquites (inflamação do testículo), epididimites (inflamação do epidídimo), além de auxiliar no tratamento de doenças andrógeno-dependentes como a hiperplasia prostática benigna, prostatite crônica (inflamação da próstata), adenoma e hérnia perineal;
• Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia;
• Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.
Dentre os inúmeros benefícios da castração, destaca-se também a diminuição da superpopulação pet.