Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto celebra Missa em Ação de Graças aos novos governantes

A celebração é aberta à toda população

Foto: Alfredo Risk

Uma antiga tradição realizada na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto está de volta. No dia 1º de janeiro de 2025 (quarta-feira), às 7h30, a igreja realiza uma Missa em Ação de Graças ao novo prefeito, Ricardo Silva e aos vereadores, com bênção especial pela posse dos novos governantes. A celebração é aberta à toda população.

“Já tradicional em antigas gestões da cidade, essa é uma missa de recepção e de bênção para os novos governantes, que resgatamos neste ano”, explica o padre Chico (pároco Francisco Jaber Zanardo Moussa). Sem ser realizada há mais de 20 anos, a missa – sempre no dia da posse da nova gestão administrativa na cidade – é vista pelo padre como uma oportunidade de união para a comunidade – sociedade civil e governantes -, em torno de bons propósitos para Ribeirão Preto. “Estamos num momento de unir forças e todos os setores da sociedade precisam ser mobilizados para essa convergência”, aponta o padre Chico.

Resgatar uma antiga iniciativa da Catedral em prol da cidade, é na opinião do padre Chico, um marco histórico. “É um momento de acolhimento às novas gestões da Prefeitura e da Câmara, escolhidas pela população e por quem estávamos em oração, já que a partir de agora essas pessoas estarão trabalhando por todos nós. Ao mesmo tempo, também é uma forma de a Catedral estar mais próxima da sociedade”, finaliza o líder religioso. A ação coincide com  com a mobilização atual da sociedade para a preservação da igreja com a campanha Salve a Catedral.

Salve a Catedral

No mês de novembro, foi lançada a campanha Salve a Catedral, movimento que busca unir a população de Ribeirão Preto para ações de arrecadação de recursos para bancar a segunda e terceira etapas das obras de reforma do prédio da igreja, que apresenta acentuado grau de deterioração. “A Catedral é a casa comum que acolhe a todos e que, neste momento, precisa da união e do esforço de todos, independentemente de partidos e opções políticas”, avalia o pároco.

Idealizada por uma mobilização social, a campanha é coordenada por uma comissão formada por cerca de 30 pessoas de diversos setores da sociedade, que organiza o cronograma de ações para busca dos R$ 14 milhões necessários para finalizar a restauração da Catedral. Em novembro, foi realizado um brunch, na própria igreja, que reuniu 200 pessoas e arrecadou R$ 77 mil. Para 2025, a agenda da campanha Salve a Catedral já programa um churrasco voltado ao público jovem, um jogo de futebol beneficente e uma grande quermesse em maio.

Quem tiver interesse em colaborar com a campanha Salve a Catedral pode adquirir, – na secretaria da igreja -, a rifa de um Fusca, no valor de 2,00 cada número, e a revista com a história da Catedral, no valor de 15,00 cada exemplar. Também é possível fazer doações diretas via PIX (16 – 99344-0156 | banco Bradesco) ou ainda apoiar um projeto recentemente aprovado pela Lei Rouanet, com destinação de impostos à causa. Mais informações no site: salveacatedral.com.br .

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS