O Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto, terá uma nova visita guiada. O evento é de classificação livre e acontece na manhã do domingo (31).
A atividade é baseada nos túmulos de valor histórico, artístico e arquitetônico para o município, além de suas histórias e suas identidades locais. O evento é conduzido pelo Grupo Cultural Cidade dos Mortos e será apresentado pelo professor Felipe Souza.
Segundo a organização, o objetivo principal da visita é aproximar as pessoas da História de Ribeirão Preto e dos cemitérios clássicos que são verdadeiros museus à céu aberto e locais de memória, cultura e aprendizado. Ainda segundo os responsáveis, haverá um café da manhã aos participantes.
Para a visita deste mês, o projeto foi contemplado com apoio financeiro da Lei Municipal de Cultura através do Edital n°003/2024 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e contará com a presença de tradutor de LIBRAS para acessibilidade.
Para participar, clique aqui e faça a sua inscrição.
O cemitério
Fundado no ano de 1893, o Cemitério da Saudade guarda personalidades relevantes para a História de Ribeirão Preto e do Brasil, como o Menino Zezinho, Sinhá e Quito Junqueira, a primeira vereadora da cidade Evangelina Passig Pujol, os prefeitos Costábile Romano, Fábio Barreto, Alfredo Condeixa e Camillo de Mattos, os jornalistas Orestes Lopes de Camargo, Jandyra de Camargo Moquenco e Wilson Toni, o famoso Cel Quinzinho, o fundador da Vila Tibério, o músico internacional El Principe Negro, o ator dos filmes do Mazzaropi José Velloni, o túmulo do cachorro e outros.
Serviço
Quando: domingo, 31 de agosto
Horário: 8h45
Local: Av. Saudade, 1775 – Campos Elíseos (Portão Principal)



