Primeiro Centro de Trauma privado do interior do país, o Centro de Trauma do Hospital São Lucas de Ribeirão Preto atende integralmente os critérios do Colégio Americano de Cirurgiões. O setor conta com um moderno departamento de emergência preparado para receber casos de alta complexidade com segurança e excelência. Em 5 anos de atuação, o Serviço se consolidou como referência de Atendimento ao Politraumatizado, com 6.528 atendimentos efetuados. Nos últimos 12 meses foram realizados 1.128 atendimentos, e mais de 30% dos pacientes necessitaram de internação hospitalar.
Os traumatismos podem ser provocados por acidentes de trânsito, mas também podem ter origens nos mais variados tipos de acidentes, como os desportivos, os domésticos, os de trabalho, assim como os que envolvem ferimentos ocasionados por queimaduras e por armas, tanto de fogo, quanto brancas, explica o Dr. Mauricio Godinho, coordenador do Centro de Trauma. Todas essas situações têm potencial para causar lesões graves, simultâneas em diversos órgãos que, se não tratadas adequadamente, desde o início, levam a sequelas importantes podendo levar à morte.
Desde a implantação do Serviço, em agosto de 2017, foram atendidos no Centro de Trauma do Hospital São Lucas milhares de pacientes, oriundos de Ribeirão Preto e diversas cidades da região, com idades que variam de 1 a 90 anos. As especialidades de Cirurgia do Trauma, Neurocirurgia, Ortopedia e Plástica são as que mais frequentemente são necessárias.
Especialistas com experiência em pacientes politraumatizados e em emergência, avançados equipamentos de diagnóstico, atendimento por escala de gravidade e protocolos internacionais com medição de tempo de tratamento e com rigoroso acompanhamento em todas as etapas.
O Centro de Trauma atende usuários de planos de saúde, que podem ir direto ao Pronto Atendimento do Hospital São Lucas, e muitos são encaminhados pelo atendimento pré-hospitalar realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – e pelo Corpo de Bombeiros, ou, ainda, transferidos de outros hospitais e Prontos Socorros. Tudo isto com o cuidado e segurança de um Hospital com Acreditação Internacional, ressalta o Dr. Mauricio Godinho.
Além de atender pacientes politraumatizados, o Centro de Trauma São Lucas disponibiliza periodicamente, para profissionais da saúde que queiram ampliar o conhecimento e se especializar em atendimento ao paciente traumatizado, cursos de imersão como o ATLS – Suporte Avançado de Vida no Trauma e o ATCN – Suporte Avançado de Vida para Enfermeiros. Todos os serviços que compõem o Centro de Trauma São Lucas são coordenados por cirurgiões experientes e especializados em pacientes politraumatizados, com apoio de enfermeiros, de plantonistas capacitados para esse tipo de paciente.
Dados
Segundo especialistas, no Brasil, a cada ano, cerca de 130 mil pessoas morrem vítimas de traumatismos, outras 450 mil ficam com sequelas. Na região de Ribeirão Preto, aproximadamente 12% das mortes ocorrem por traumatismos múltiplos, principal causa de óbito em pessoas com até 49 anos em todo o mundo. É um dos maiores problemas de saúde enfrentados pela sociedade contemporânea.
O Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania, Hospital São Lucas Especializado, São Lucas Medicina Diagnóstica e o Centro de Especialidades Médicas São Lucas, compõem o Grupo São Lucas de Ribeirão Preto. O Grupo é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde, que agrega mais de 30 hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.
O Trauma é a principal causa de morte de 0 a 49 anos de idade em todo mundo. Além das mortes é uma doença que gera grande número de sequelados em idade produtiva. O que se torna um problema para a família e Estado. A principal causa de trauma são os acidentes de trânsito, seguido de acidentes domésticos. Os mais graves, motociclistas e pedestres atropelados. No idosos, acima de 65 anos, as quedas têm grande importância e representam uma causa de morte frequente.
O trauma gera cerca de 5 milhões de óbitos por ano, no mundo. Aproximadamente 1,5 milhão morrem no trânsito e 50 milhões ficam sequeladas. Trauma representam 16% das despesas com doença no mundo. E os acidentes de trânsito cerca de 4% do PIB de muitos países. No Brasil temos poucos centros de trauma privados, sendo apenas 5 no estado de São Paulo, incluindo os da capital. O Centro de Trauma do Hospital São Lucas de Ribeirão Preto é o único do interior de SP, e segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Trauma (SBAIT) e do Colégio Americano de Cirurgiões, finaliza o Dr. Mauricio Godinho, coordenador do Centro de Trauma São Lucas e presidente da Sociedade Brasileira de Trauma.