Os dois animais foram encontrados em áreas atingidas pelo fogo
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, recebeu nesta segunda-feira (25) dois filhotes de urubus resgatados em meio a queimadas no município de São Simão.
Encaminhados pela Polícia Ambiental, os animais chegaram à unidade com lesões no bico e nos pulmões. De acordo com o responsável técnico Alexandre Gouvea, os primeiros exames revelaram que ambos já começaram o tratamento, que inclui medicação específica e uma dieta balanceada adequada à fase crítica de recuperação.
Os filhotes permanecerão sob os cuidados da equipe até estarem totalmente recuperados e prontos para retornar ao seu habitat natural.
Em meio ao período de estiagem, o CETRAS está preparado para acolher e tratar mais vítimas de queimadas. Essa atuação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), que já teve cerca de 70% das ações implementadas em Ribeirão Preto até o momento. Entre as iniciativas, destaca-se a capacitação de brigadistas no Parque Municipal Morro do São Bento.
Além disso, a Prefeitura intensificou as ações de prevenção por meio da fiscalização em 17 áreas de alto risco, em parceria com a Fiscalização Geral e a Guarda Civil Metropolitana. A Secretaria de Infraestrutura também reforça medidas de zeladoria preventiva, especialmente em regiões vulneráveis a incêndios.



