Nesta segunda-feira, 30 de junho, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento, promoveu uma capacitação voltada ao manejo de animais silvestres para guardas civis metropolitanos.
O treinamento teve como foco o atendimento à fauna vitimada, especialmente em situações de tráfico de animais, desastres naturais — como incêndios — e acidentes. Participaram da atividade guardas civis metropolitanos de Ribeirão Preto e também dos municípios de Serrana, Sertãozinho e Pontal.
“Capacitar os nossos guardas sobre o manejo correto e seguro é essencial para garantir tanto a integridade dos profissionais quanto o bem-estar dos animais. Com esse curso, reforçamos nosso compromisso com a conservação da fauna e a preservação ambiental”, destacou o responsável técnico pelo CETRAS Morro do São Bento, Otávio Almeida.
A capacitação foi ministrada pela equipe técnica do próprio CETRAS, com atividades teóricas e práticas. A parte prática foi realizada com animais silvestres em atendimento no Centro e no Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto, seguindo todas as normas legais e protocolos que asseguram a segurança e o bem-estar dos animais.
Esta foi a primeira edição do curso em 2025. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente já trabalha na estruturação de novas turmas, com o objetivo de ampliar o alcance da formação e fortalecer o conhecimento técnico dos profissionais que atuam na linha de frente da proteção à fauna.



