RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

CETRAS Morro do São Bento recebe filhotes de jacaré ameaçados de extinção

Animais estavam sendo criados em cativeiro em Tabatinga e passarão por cuidados no centro especializado de Ribeirão Preto

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (07), o Centro de Triagem e Reabilitação (CETRAS) Morro do São Bento, recebeu sete filhotes de jacaré papo amarelo, espécie ameaçada de extinção.

Os animais foram resgatados pela Polícia Ambiental de Ibitinga, na cidade de Tabatinga, e encaminhados para Ribeirão Preto pela referência em cuidado e manejo de animais silvestres que o CETRAS da cidade é para a região e todo o Estado de São Paulo.

“Fomos acionados pela Polícia Ambiental e imediatamente fizemos a avaliação desses animais, identificando que são de uma espécie ameaçada de extinção. Agora, receberão todo tratamento necessário para se desenvolverem e serão devolvidos para a natureza se for seguro para tanto”, explicou o responsável técnico pelo Cetras Morro do São Bento, Alexandre Gouvea.

Os jacarés de papo amarelo atingem, em média, dois metros de comprimento, e são uma das maiores espécies de répteis. Devido à caça ilegal, poluição das águas e pelo avanço da urbanização desenfreada, sem a conservação ambiental, esses animais estão ameaçados de extinção há mais de 10 anos.

“É extremamente importante termos ações efetivas de manejo dos animais silvestres, principalmente para a população, através da educação ambiental, exatamente o que estamos intensificando neste ano, no Bosque Zoo Dr. Fábio Barreto. Conservar o meio ambiente é assegurar a conservação das espécies, inclusive da humana, e seguiremos, em Ribeirão Preto, promovendo políticas públicas para atingir esse objetivo”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Almeida.

A criação de animais silvestres em cativeiro é crime ambiental. Se tratando de espécies ameaçadas de extinção, conforme o decreto nº 6.514/2008, a multa é de R$ 5 mil para cada animal. Após a identificação do Cetras, a Polícia Ambiental atualizou a multa aplicada ao infrator, totalizando R$ 35 mil.

Em casos de denúncias de contrabando ou criação de animais silvestres, a população deve entrar em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone: 3996 0450.

O CETRAS Morro do São Bento integra a rede de 28 centros do Estado de São Paulo e desempenha um papel fundamental na reabilitação da fauna e conservação do meio ambiente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS