Ribeirão Preto amanheceu com fortes pancadas de chuva, nesta sexta-feira (6). Em decorrência da queda d´água, alguns pontos da cidade registraram alagamentos e trânsito.
Um retrato registrado por telespectador do Grupo Thathi, na avenida Dom Pedro I, localizada na zona Norte de Ribeirão Preto, mostra a água assumindo o lugar do asfalto.
Na região central do município, a situação é a mesma. Em vídeo registrado por outro telespectador, é possível ver a condição do cruzamento da rua Bernardino de Campos com Visconde de Inhaúma, que também foi tomado pela água da chuva.
No cruzamento da avenida Rio Pardo com a rua Espírito Santo, no bairro Ipiranga, uma árovre caiu e acabou travando o trânsito da via sentido centro.
Na zona Oeste de Ribeirão Preto, a avenida Paranapanema também apresentou consequências em decorrência da chuva. Em vídeo registrado por ouma telespectadora, é possível ver a falta de uma tampa de bueiro e um pedaço do asfalto que saiu do solo e abriu um buraco.
Alerta
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de SP (CGE) está monitorando a chegada de uma frente ao estado nesta quinta-feira (5). O fenômeno trará chuva ao longo de todo dia, com momentos de maior intensidade, principalmente nos municípios da faixa leste e sul do Estado de São Paulo, o que inclui a Capital e a Região Metropolitana de São Paulo. Na cidade de São Paulo são esperados acumulados de até 50mm.
As chuvas deverão atingir com média a forte intensidade as regiões do Vale do Ribeira, Litoral Paulista, Vale do Paraíba, Região de Itapeva, Sorocaba e Campinas. Nas regiões central, norte e oeste do estado poderá chover, mas com menor intensidade.
Também são esperadas rajadas de ventos na Capital, Grande São Paulo, Região de Sorocaba e Vale do Ribeira, com velocidade de até 60 km/h. Em Campinas, os ventos chegam a 50 km/h. Esse cenário deve permanecer nesses locais ao longo de todo o final de semana. No Litoral Paulista, os ventos ficarão mais fortes na segunda-feira (9), com velocidade de até 60 km/h.
Cuidados
Se houver risco de inundações ou enxurradas na região onde você mora, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados, e guarde em local protegido e de fácil acesso em caso de evacuação;
Coloque seus móveis e utensílios em locais altos;
Desligue os aparelhos elétricos, o quadro geral de energia e feche o registro de entrada de água;
Preste atenção ao nível da subida das águas, mesmo à noite;
Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas ou lamparinas devido ao risco de incêndio;
Se houver risco de deslizamentos na região onde você mora, observe qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes.
**Com informações de Brazil Disaster Agency (CENAD)