Um vendaval e forte chuva atingiram na tarde desta quinta-feira (20) a cidade de Ribeirão Preto. Houve queda de árvores, semáforos desligados em várias regiões da cidade, sendo parte da Vila Tibério e o centro da cidade, os locais mais atingidos. Ipiranga, Campos Elíseos, Jardim Irajá e Lagoinha também foram atingidos.
Em nota, a Transerp informou que Agentes Civis de Trânsito foram acionados para atender as seguintes ocorrências:
- Semáforos desligados devido à queda de árvores em trechos da avenida Antônio e Helena Zerrener (entre as ruas Rondônia e Itapetininga e entre as ruas Álvares de Azevedo e Paranapanema).
- Queda de árvore na pista Bairro/Centro da avenida do Café, no cruzamento da via com a rua Marquês da Cruz.
- Tombamento de árvore na ciclovia da avenida do Café, em frente ao número 956.
- Queda de árvore no cruzamento das ruas Padre Anchieta e Roque Nacarato.
- Queda de árvore no Sumarezinho, na praça dos Calabrez (entre as ruas Paranapanema e Antônio Ribeiro de Rezende R. Antônio Ribeiro de Rezende)
Ambos os locais ainda estão interditados.
Um telhado caiu sobre o calçadão, no centro da cidade.
A CPFL, também em nota, ressalta que: “o temporal que atingiu a região de Ribeirão Preto, nesta quinta-feira (20), causou danos na rede elétrica e que as equipes estão executando os reparos necessários”.
Emitiu também um alerta de segurança orientando as pessoas que durante tempestades e ventos fortes, os clientes devem redobrar a atenção para evitar acidentes com a rede elétrica. A queda de árvores e de outros objetos na fiação, por exemplo, pode levar ao rompimento dos cabos de energia e ocasionar acidentes graves. Em caso de cabo rompido ou caído no chão, é essencial se manter o mais longe possível do local e avisar o serviço emergencial da CPFL pelos canais de atendimento: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia” ou no 0800 010 1010 (ligação gratuita).
É recomendável também acionar o Corpo de Bombeiros para que isole a área e/ou preste os primeiros socorros, em caso de acidente com a população. A CPFL ainda alerta para que nenhum objeto, como cabo de madeira ou haste metálica, seja usado para afastar o fio partido, dado o risco de choque elétrico.
Já a Defesa Civil informa que não recebeu nenhum chamado, mas está realizando o patrulhamento em pontos estratégicos da cidade, com o intuito de otimizar qualquer acionamento que porventura venha receber. Para acionar a Defesa Civil, a população deve utilizar o telefone 199, que atende em plantão de 24h, em casos de enchentes, calamidades públicas ou desabamentos
Veja as fotos dos estragos na cidade e o vídeo que mostra a queda de telhado no calçadão