A Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, após investigação conjunta com a Delegacia de Brodowski, deflagrou a Operação Fraus visando o cumprimento de 05 mandados de busca, em Brodowski. A ação aconteceu nesta quinta-feira (20).
A operação contou com 20 policiais civis e 05 viaturas policiais (da Delegacia Seccional, Delegacia de Brodowski, CPJ Integrada Ribeirão Preto e GOE/DEIC DEINTER 3), além de contar com apoio operacional da Polícia Militar com outras cinco equipes.
Operação Fraus
Após investigações, a Polícia Civil identificou um esquema para a prática de golpes por meio eletrônico. Foi possível identificar que os criminosos estavam migrando dos grandes centros como Ribeirão Preto para cidades adjacentes e que o grupo teria instalado na cidade de Brodowski uma espécie de “central do golpe”, descoberta pela Polícia Civil e alvo de uma das buscas de hoje.
Para os ataques cibernéticos e a prática do golpe digital o grupo se valia de várias modalidades (centrais de falsa ligação de banco, falso SMS, golpes do whatsapp falso, clonagem de dados de empresas para compras fraudulentas, fraudes envolvendo compras no Mercado Livre, entre inúmeras outras modalidades), utilizando de contas de terceiras pessoas para a pulverização dos valores e subsequentes saques.
A investigação estima um prejuízo às vítimas de cerca de 50 a 200 mil reais por semana.
As buscas ocorreram numa casa usada como central de reunião, o QG dos golpes, além da casa de quatro investigados (três delas em condomínios de padrão médio/alto da cidade)
Foram apreendidos inúmeros computadores e celulares usados nos golpes, dinheiro e simulacro de arma. Inclusive a central de golpe instalada foi estourada e localizado já arquivos dos golpes de ligações de banco, entre outras. O caso segue sendo investigado.



