Ribeirão Preto será, em 2023, sede dos Jogos da Juventude, evento do Comitê Olímpico do Brasil que reune atletas de base que poderão disputar as Olimpíadas no futuro.
O termo de compromisso que oficializa a cidade como sede dos Jogos do ano que vem foi assinado nesta sexta-feira, 15 de julho na sede do COB, no Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Duarte Nogueira e do secretário municipal de Esportes, André Trindade. Também estiveram presentes, o presidente do COB, Paulo Wanderlei; o responsável pelos Jogos da Juventide, Kenji Saito e Rogério Sampaio, Ceo do Cob.
Na ocasião, o chefe do executivo falou sobre a expectativa de sediar o torneio. “Para nós é motivo de muito orgulho ser a primeira cidade do estado de São Paulo a sediar os Jogos da Juventude. A cidade toda já está animada, porque a cada oportunidade, a cada evento, nós estamos divulgando, tendo certeza que será o melhor de todos os Jogos da Juventude”, falou.
Nogueira também comentou sobre as melhorias viárias que estão sendo realizadas no município que irão facilitar a mobilidade dos visitantes e atletas. “Nós estamos trabalhando para deixar a cidade cada vez mais bonita e organizada, concluindo um conjunto de obras de mobilidade urbana para quando os Jogos forem realizados, a maioria dessas obras já estarão finalizadas de modo a facilitar o transporte dos atletas e a locomoção das delegações”, explicou o prefeito que após o evento visitou o Centro de Treinamento Time Brasil e o Parque Aquático Maria Lenk.
Para o secretário municipal de Esportes, André Trindade, o evento trará grande visibilidade para o município. “Os Jogos permitem a troca de experiências e aumenta o conhecimento sobre as ações que a cidade terá pela frente”, destaca.
Os Jogos da Juventude são um evento multiesportivo que tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas com ações que visam à formação de atletas jovens e profissionais do esporte e reúne, anualmente, mais de 4.500 jovens atletas, de até 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país.
O evento trará mais de R$ 9 milhões para a cidade, para compra de cerca de 60 mil refeições, 30 mil diárias de hotel, duas mil diárias de veículos, mais de 80 mil litros de combustível, o que aquece a economia local, fomenta o turismo e dá visibilidade nacional e internacional para a cidade.