Uma cobra cascavel foi encontrada na noite desta quarta-feira (18) por moradores de um condomínio residencial da zona Sul de São Carlos-SP, município localizado a 106,2 quilômetros de Ribeirão Preto.
Diante do flagrante do animal silvestre, autoridades competentes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para resgate, sendo a serpente liberada em seu habitat natural em seguida, sem ferimentos.
A cascavel (Crotalus durissus) é uma cobra peçonhenta que pode atingir mais de 1,50 m de comprimento. Sua característica mais conhecida é o chocalho, que se localiza na ponta da sua cauda e emite um som quando agitado. Este som serve para alertar outros animais sobre a presença da cobra.
De vida noturna, a cascavel vive em regiões secas, campos, cerrados, caatingas, pastagens e plantações. Alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos, como roedores, mas também pode predar aves e lagartos.
O veneno da cascavel é muito tóxico e ataca os músculos e o sistema nervoso. Os sintomas de envenenamento incluem formigueiro, dor no local, mal-estar, sudorese, vômitos, sonolência ou inquietação.
É muito importante que a vítima procure atendimento médico o mais rapidamente possível para receber o tratamento com o soro antiofídico específico (anticrotálico).
**Com informações de São Carlos Agora