RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com capacidade de atendimento para 400 idosos, Prefeitura reinaugura o Centro de Convivência

Foto: Fernando Gonzaga:

A prefeitura de Ribeirão Preto reinaugurou na manhã desta quarta-feira (31), o CCI – Centro de Convivência do Idoso, no bairro Campos Elíseos, zona leste da cidade, com capacidade de atendimento de 400 idosos. Após um período de reforma, o Centro de Convivência para o idoso, reabriu suas portas, oferecendo um lugar ainda mais acolhedor para os idosos.

O prefeito Duarte Nogueira falou sobre a importância do equipamento em seu discurso. “O espaço teve toda a sua estrutura reformada para que os frequentadores possam ter um ambiente confortável, seguro e climatizado para desfrutarem da melhor maneira possível as atividades realizadas pela Prefeitura ou pelos nossos parceiros”.

A secretária da pasta, Glaucia Berenice falou da preparação do espaço. “Preparamos um local muito acolhedor, para que aqueles que aqui frequentarem possam se sentir acolhidos. É preciso enfatizar a parceria com as secretarias responsáveis por atender a pessoa idosa além da assistência social, a cultura, o esporte e a saúde. Hoje a casa está senso devolvida para a população e nós estamos muito felizes por entregar este equipamento reformado, revitalizado por tudo que ele representa e pelas novidades que ainda virão”, conclui.

Também estiveram presentes, o diretor da DRADS – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Jean Alex dos Santos, representantes do legislativo, o presidente da Câmara Isaac Antunes e os vereadores, André Rodini, Alessandro Maraca e Maurício da Vila Abranches. Os secretários de Cultura e Turismo, Pedro Leão, da Casa Civil, Alessandro Hirata, de Esportes, Ricardo Aguiar.

Após o cerimonial, o evento contou com apresentações dos idosos: CCI – Apresentação Forró, do CAIC – apresentação Bolero, do Círculo Operário – “Expressão Corporal Jerusalema” e Ginástica PIC – Coreografia Drag Queens. Além das equipes da Secretaria de Assistência Social e Organizações da Sociedade Civil, parceiras da SEMAS.

O CCI é uma das modalidades de atendimento prevista tanto na Política Nacional de Assistência Social, como na Política Nacional do Idoso, que prevê, além das diversas atividades esportivas, culturais e de lazer, a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, com ações e encontros através dos grupos socioeducativos, oportunizando a pessoa idosa sua participação na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

Entre as finalidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, como, contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; Propiciar vivências que valorizem as experiências, estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social da pessoa idosa.

As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h às 16:30h, de acordo um cronograma pré-estabelecido e que ao longo do ano, novas atividades poderão ser acrescidas:

Atividades esportivas:

• PIC – em parceria com a Secretaria do Esporte

• Vôlei Adaptado – em parceria com a Secretaria do Esporte e com a Lacultesp

• Oficinas de atividades esportivas

Atividades culturais:

• Oficina de Dança de Salão

Atividades artesanais:

• Oficinas de atividades manuais: Macramê e artesanato

Atendimento CRAS no CCI:

• Atendimento e grupos socioeducativos com assistente social e psicóloga

O Centro de convivência do idoso é referenciado ao CRAS 1, coordenado pela assistente social Sílvia Borges, responsável pelas atividades desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto aos técnicos de referência do CRAS e a encarregada do CCI, Jeane Carlomusto.

O CCI está aberto para o atendimento de todos os idosos munícipes de Ribeirão preto, com capacidade para atendimento de 400 idosos, nas diferentes atividades ofertadas.

Para acesso as atividades são necessárias a inscrição no SCFV, inclusão ou atualização no Cadastro Único. Os agendamentos serão realizados no CCI com a encarregada Jeane Carlomusto.

História

O CCI – Centro de convivência do idoso “Melhor Idade”, conhecido como Núcleo da 3ª idade “Angelo Sampaio”, iniciou suas atividades em 1996 na Rua Antonio Milena, Campos Elíseos. O serviço contava com uma frequência de aproximadamente 150 idosos, onde eram ofertadas diversas atividades. Nesse período iniciou-se também o vôlei adaptado, através da parceria com a Cava do Bosque – Secretaria de Esporte.

Em 2000 o trabalho passou a ser executado no atual endereço: avenida Saudade, 2182. Inaugurado em novembro, na gestão do então prefeito Roberto Jábali, ampliaram- se as atividades ofertadas e o quantitativo de idosos atendidos, passando a uma frequência média de 400 idosos ao mês.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS