Com gol contra aos 39 do segundo tempo, Botafogo empata fora de casa

O gol botafoguense foi marcado pelo zagueiro João Paulo (contra)

Foto: Liamara Polli/Agência Botafogo/Divulgação

O Botafogo empatou com a Chapecoense por 1 a 1, neste sábado (31), na Arena Condá, em Chapecó, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a quinta do returno.

O gol botafoguense foi marcado pelo zagueiro João Paulo (contra), aos 39 minutos do segundo tempo. Já o time catarinense abriu o placar com Rafael Carvalheira, aos 24 minutos da etapa inicial.

O Pantera ainda criou outras oportunidades, mas não foi feliz nas conclusões.

Com o empate, o Tricolor se mantém na 14ª colocação, com 27 pontos –cinco a mais do que o Ituano, primeiro time na zona de rebaixamento.

Agora, o Botafogo volta a campo na segunda-feira (9), às 20h, quando enfrenta o Goiás no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 25ª rodada, a sexta do returno.

O jogo

O treinador Paulo Gomes escalou o Botafogo com duas alterações em relação ao jogo contra o Mirassol. As mudanças foram no sistema defensivo e no meio de campo. Na defesa, Bernardo Schappo entrou na vaga de Lucas Dias, que negocia sua saída. Já no meio de campo, o ganês Sabit substituiu João Costa.

Apesar das mudanças, o Tricolor não alterou a sua postura. A equipe procurou marcar forte e sair rápido para o ataque.

A primeira jogada perigosa da partida foi da Chapecoense. Aos 10 minutos, Bruno Leonardo completou cobrança de escanteio e mandou por cima do travessão.

O Pantera respondeu aos 20 minutos, quando Victor Andrade recuperou o lance e passou para Douglas Baggio, que finalizou da entrada da área e o goleiro Léo Vieira espalmou para escanteio.

O time de Chapecó conseguiu abrir o placar aos 24 minutos. Após boa troca de passes, Rafael Carvalheira recebeu na direita, ajeitou para a perna esquerda e finalizou no canto:1 a 0.

O Botafogo não se abateu e buscou o empate. Em cobrança de escanteio de Douglas Baggio, Alexandre Jesus não conseguiu desviar com força, a bola bateu na zaga e saiu para escanteio.

A equipe ainda chegou outras vezes pelas laterais do campo, principalmente pelo lado direito, mas não conseguiu concluir.

Já a Chapecoense assustou com Thomás, que recebeu livre, carregou e, da entrada da área, bateu com força, mas João Carlos espalmou.

No segundo tempo, o Tricolor voltou melhor e quase empatou. Aos 3 minutos, Victor Andrade cruzou e Alexandre Jesus tentou de calcanhar, porém, o goleiro Léo Vieira defendeu.

A equipe da casa respondeu e criou duas chances seguidas. Na primeira, Maílton fez boa jogada individual e cruzou, no entanto, ninguém conseguiu completar para o gol. Logo depois, Giovanni Augusto enfiou para Marcinho, que finalizou e João Carlos espalmou.

O Pantera continuou insistindo em busca do empate. Aos 7 minutos, Victor Andrade bateu da entrada da área e mandou por cima do travessão.

Com o objetivo de conseguir o empate, Paulo Gomes promoveu alterações no time. Patrick Brey e João Costa entraram nos lugares de Jean Victor e Fábio Sanches, respectivamente.

Aos 20 minutos, o Botafogo teve a melhor oportunidade da partida. Victor Andrade fez a jogada pela esquerda e cruzou para Alexandre Jesus, que desperdiçou praticamente na pequena área ao chutar para fora. Dez minutos depois, Victor Andrade tentou colocar de fora da área e a bola saiu raspando a trave.

O treinador botafoguense ainda colocou Gustavo Bochecha, Bruno Marques e Ronald Camarão. Eles substituíram Douglas Baggio, Bernardo Schappo e Emerson Negueba.

Aos 39 minutos, a equipe chegou ao empate. Gustavo Bochecha enfiou para Victor Andrade, que tentou ajeitar para Bruno Marques. Porém, o zagueiro João Paulo fez o corte e mandou para a rede.

Logo na sequência, Alexandre Jesus quase desempatou após arrancar do meio de campo e concluir para fora. Pouco depois, Victor Andrade também finalizou e a bola saiu por cima do travessão.

A equipe insistiu, no entanto, não conseguiu chegar a vitória.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE CHAPECOENSE X BOTAFOGO

COMPETIÇÃO: 24ª Rodada
DATA: 31/08/2024
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Arena Condá
ÁRBITRO: Paulo Torezin (PR)
ASSISTENTES: Maíra Mastella Moreira (RS) e Roberto Rivelino Dos Santos Junior (PR)
VAR:  Diego Pombo Lopez (BA)
CARTÕES AMARELOS: Foguinho, Léo Vieira, Marcinho e Marcelinho (Chapecoense); Douglas Baggio e Patrick Brey (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS:  Rafael Carvalheira, aos 25 minutos do primeiro tempo (Chapecoense); João Paulo (contra), aos 39 minutos do segundo tempo (Botafogo).
CHAPECOENSE: Léo Vieira, Maílton, Bruno Leonardo, João Paulo e Mancha; Tárik, Foguinho (Bruno Vinícius) e Thomás (Giovanne Augusto); Marcinho, Perotti (Mário Sérgio) e Rafael Carvalheira (Marcelinho).  Treinador: Gilmar Dal Pozzo
BOTAFOGO: João Carlos; Matheus Costa, Fábio Sanches (João Costa) e Bernardo Schappo (Bruno Marques); Emerson Negueba (Ronald Camarão), Sabit, Matheus Barbosa, Douglas Baggio (Gustavo Bochecha) e Jean Victor (Patrick Brey); Alexandre Jesus e Victor Andrade. Treinador: Paulo Gomes