Com um gol marcado pelo meio-campista Fillipe Soutto, o Botafogo empatou com o Avaí por 1 a 1, nesta terça-feira (30), no Estádio Ressacada, em Florianópolis, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a penúltima do primeiro turno.
O meio-campista balançou as redes aos 52 minutos da etapa complementar. Após cobrança de escanteio de Jean Victor e desvio de Matheus Costa, o jogador mandou de cabeça para o gol. Antes, a equipe catarinense abriu o placar com Pedro Castro, de pênalti, aos 37 minutos do segundo tempo. A penalidade foi assinalada pelo VAR.
O Pantera chegou a marcar outros dois gols com Matheus Barbosa e Douglas Baggio, mas os lances foram anulados pelo árbitro de vídeo.
Com o resultado, o Pantera continua na 17ª colocação, com 19 pontos –mesma pontuação da Chapecoense, que está em 16º lugar.
Agora, o Botafogo volta a campo no próximo sábado (3), quando encara o Coritiba, às 17h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 19ª rodada da competição.
O jogo
Com o objetivo de reencontrar o caminho das vitórias, o treinador Paulo Gomes alterou a formação tática do Botafogo para o duelo contra o Avaí. Assim, fez modificações no sistema defensivo e no meio de campo.
Na defesa, a primeira mudança foi no gol com a entrada de João Carlos no lugar de Michael. O comandante botafoguense ainda escalou três zagueiros: Matheus Costa, Fábio Sanches e Bernardo Schappo, que retornou ao time após ficar fora do jogo contra o Ceará. Já os alas foram Emerson Negueba e Patrick Brey.
A outra alteração foi no meio de campo com a volta de Matheus Barbosa, que formou o setor com João Costa e Gustavo Bochecha. Já o sistema ofensivo contou com Toró e Alexandre Jesus.
Desta forma, o Tricolor optou por marcar forte e apostar nos contra-ataques para surpreender o adversário. Logo aos 4 minutos, o Pantera saiu jogando rápido e Matheus Barbosa enfiou para Toró, que invadiu a área e finalizou para a defesa de César Augusto.
O Avaí respondeu. Aos 6 minutos, Vágner Love ficou com a sobra após cobrança de lateral e mandou por cima do travessão. Pouco depois, Marcos Vinícius tentou da direita e o goleiro João Carlos defendeu com tranquilidade.
Com a estratégia definida, o time de Paulo Gomes ainda chegou com perigo aos 22, quando Matheus Costa aproveitou a sobra dentro da área e concluiu. A bola pegou na defesa e foi para escanteio.
Na etapa inicial, a equipe catarinense ameaçou em outras duas bolas levantadas para a área. Na primeira, após cobrança de lateral, Mário Sérgio desviou para dentro da pequena área, porém, o goleiro João Carlos conseguiu fazer o corte antes que Vágner Love completasse para o gol. Aos 39, Mário Sérgio cabeceou no travessão em outro cruzamento.
Já o Botafogo teve um gol de Matheus Barbosa anulado. Patrick Brey recebeu pela esquerda, entrou na área e tentou dois passes até encontrar o meio-campista, que empurrou para a rede. O assistente, no entanto, assinalou impedimento do lateral.
No segundo tempo, o Avaí criou a primeira chance. Aos 3 minutos, Bernardo Schappo afastou de cabeça, mas Gabriel Barros ficou com a sobra e concluiu para o gol, mas a bola desviou em Fábio Sanches e saiu para escanteio.
Logo depois, o treinador Paulo Gomes foi obrigado a fazer a primeira alteração com a entrada de Douglas Baggio no lugar de Alexandre Jesus. Na sequência, Baggio recebeu na esquerda, cortou para dentro e bateu colocado, porém, o goleiro César Augusto fez excelente defesa.
Com o objetivo de buscar a vitória, o comandante botafoguense fez mais duas alterações. Jean Victor e Fillipe Soutto entraram nos lugares de Patrick Brey e Gustavo Bochecha. No primeiro lance, Soutto enfiou para Jean Victor, que tocou de primeira para Baggio. O atacante driblou o zagueiro e finalizou no cantinho para balançar as redes. No entanto, o lance foi anulado pelo VAR.
Vinte minutos depois, Rodrigo Nunes de Sá, que estava no VAR, chamou o árbitro Lucas Casagrande para revisar um toque de mão dentro da área do Pantera. Assim, o Casagrande marcou pênalti, que foi convertido por Pedro Castro.
Perdendo a partida, o Botafogo continuou insistindo. Ronald Camarão e William substituíram João Costa e Emerson Negueba, respectivamente.
Após pressionar, o Tricolor empatou. Jean Victor cobrou escanteio, Matheus Costa desviou na primeira trave e Fillipe Soutto escorou para o gol, deixando tudo igual: 1 a 1.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DO JOGO ENTRE AVAÍ X BOTAFOGO
DATA: 30/07/2024
HORÁRIO: 21h
LOCAL: Estádio Ressacada, em Florianópolis
ÁRBITRO: Lucas Casagrande (PR)
ASSISTENTES: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Denise Simões de Oliveira
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
GOLS: Pedro Castro, aos 37 minutos do segundo tempo (Avaí)
CARTÃO AMARELO: Tiago Pagnussat (Avaí); Matheus Barbosa, Douglas Baggio, Jean Victor e Patrick Brey (Botafogo)
CARTÃO VERMELHO: Ericson (Botafogo)
AVAÍ: César Augusto; Marcos Vinícius, Tiago Pagnussat, Gustavo Vilar e Mário Sérgio; Zé Ricardo (Ronaldo Henrique), Pedro Castro e Giovanni (Roberto); Garcez (William Pottker), Vagner Love (Cassiano) e Natanael (Gabriel Barros). Treinador: Gilmar Dal Pozzo
BOTAFOGO: João Carlos; Matheus Costa, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Emerson Negueba (William), João Costa (Ronald Camarão), Matheus Barbosa, Gustavo Bochecha (Fillipe Soutto) e Patrick Brey (Jean Victor); Alexandre Jesus (Douglas Baggio) e Toró. Treinador: Paulo Gomes