O quarto dia de atividades da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terá uma noite recheada de homenagens. Nesta terça-feira, 15 de agosto, às 19h, no Theatro Pedro II, no Auditório Meira Júnior, tem “Choro da Casa toca Gil e homenageia Luiza Romão”. O espetáculo traz canções do autor homenageado desta edição da FIL, Gilberto Gil, e intervenções poéticas de Luiz Ribeiro, Daniel Minchoni, PiEta Poeta e da escritora Luiza Romão.
Ainda à noite, acontece o show “Catto canta Gal: Belezas são coisas acesas por dentro”, com Filipe Catto. O show é uma celebração à obra de Gal Costa (1945-2022), e tem o roteiro assinado por Catto, Ismael Caneppele e Cris Lisbôa. O espetáculo costura vários tempos da carreira de Gal Costa, com foco no repertório mais recente da artista, como “Recanto Escuro”, “Jabitacá”, “Não Identificado” e “Sua Estupidez”. A apresentação acontece na Sala Principal do Theatro Pedro II, às 20h30. A retirada das senhas deve ser feita uma hora antes do show na central de informações.
A programação musical da noite traz ainda, às 20 horas, o show “A Terra Brasilis Brasilerô”, com a Banda Kilotones, no palco Ambient de Leitura (Esplanada do Theatro Pedro II). Os irmãos JP, AJ e Pedro Barrionovo apresentam o lançamento do seu novo álbum. A música é influenciada pela guitarra paraense, a ciranda maranhense, o maracatu de Recife, o axé baiano, o rock brasiliense, o samba carioca, o lamento caipira paulista e o reggaeton de Porto Rico.
Programação o dia todo
As apresentações musicais serão o desfecho de uma terça-feira recheada de cultura e atividades para todos os públicos. Logo pela manhã, às 9h, acontece a “Oficina de Boneca”, no Estande Instituto Plural, na Praça XV de Novembro. A atividade promove a construção da boneca Abayomi, símbolo de resistência, tradição e poder feminino, ensinando técnicas do processo de criação e discussão da importância histórica e social das bonecas negras de pano.
No mesmo horário, às 9h, e também às 10h, 14h e 15h30, no Ambient de Leitura, é a vez da apresentação “De Lucca Circus Show”, com De Lucca. O espetáculo mistura circo, poesia e literatura. Também pela manhã, às 9h. acontece a palestra “A Inteligência Artificial (IA) – as habilidades para o futuro”, com Jessika Monassi, no Auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace.
No período da tarde, às 14h, o Café Filosófico “O protagonismo juvenil por meio da literatura” entra na agenda, com Ana Luiza Landi e Maris Ester Souza, no Auditório Pedro Paulo da Silva.
Na Tenda Sesc (na Esplanada do Theatro Pedro II), às 15h, acontece a atividade “Afetos”, com Fernanda Soto. A apresentação convida os participantes a uma viagem interior a partir de histórias sobre o escuro, a travessia, o novo, o diferente e a vontade de ir a fundo nos pensamentos e sentimentos. A Tenda está localizada na Esplanada do Theatro Pedro II.
A programação traz também a roda de conversa: racismo em pauta, que debate sobre as diversas faces do racismo e seus impactos na vida da população preta, às 18h, no estande da CUFA – Espaço Favela (no Coreto da Praça XV de Novembro), com Adria Maria Bezerra Ferreira, Everton Luiz, Patrícia Cardoso e Silvia Diogo.
Durante a noite, às 19h, a FIL vai receber dois lançamentos de livros. Um deles no Museu Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776, no Centro), com o título “Força Italiana”, escrito por Daniela Penha. A autora une o jornalismo e a literatura para realizar uma obra que resgata histórias de imigrantes que vieram para Ribeirão Preto. São 14 relatos apresentados entre textos e fotos.
O escritor, ativista e pesquisador do movimento LGBTQIAP+, Douglas Santos Alves, que também é Mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em Ciência Política pela UFRGS, lança seu livro “Para além da identidade: da resistência à política”, no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, 19h. Mediação de Fábio de Jesus.
A programação completa pode ser acessada na revista da programação ou no serviço abaixo.
Agenda do Combinando Palavras
O projeto, que a cada edição tem sua conclusão realizada na FIL, traz Christiano Aguiar para um encontro com estudantes da Rede Estadual de Ensino, a partir das 8h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II. Às 14h30, o autor atenderá a alunos de São Simão, no Teatro Municipal da cidade.
Cristhiano Aguiar é escritor, crítico literário e professor. Formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, é doutor em Letras, com doutorado-sanduíche na University of California – Berkeley, e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Publicou o livro de contos Gótico Nordestino (Alfaguara/Companhia das Letras), vencedor do Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional como melhor livro de contos de 2022.
SERVIÇO
Programação FIL | Dia 15/04 (terça-feira)
9h
Apresentações Artísticas Diversas
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h
Saerp na Feira
Atividade realizada pela Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Ribeirão Preto.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h
Roda de Conversa
A Fundação Panda aborda a importância do brincar no desenvolvimento da criança autista e mostra práticas para o ensino de brincadeiras.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
9h
Oficina de Boneca
Atividade de construção da boneca Abayomi, símbolo de resistência, tradição e poder feminino. Oficina com técnicas do processo de criação e discussão da importância histórica e social das bonecas.
Local: Estande Instituto Plural (Praça XV de Novembro)
9h | 10h30| 14h | 15h30
Circo “De Lucca Circus Show”
Com De Lucca
Espetáculo que mistura circo, poesia e literatura.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
9h
Sessão Vestibular
Atividade voltada a estudantes do Ensino Médio, promove leitura dramática do texto “Nós matamos o cão tinhoso”, com o ator Evaristo Moura e debate com João Paulo Paladino.
Local: A Fábrica (Instituto SEB)
9h
Palestra “A Inteligência Artificial (IA) – as habilidades para o futuro”
Com Jessika Monassi
A Inteligência Artificial deve ser encarada como uma aliada das empresas e pessoas, para enfrentarem as novas trilhas de aprendizagem para o futuro. Identificar as habilidades e estar pronto para seguir esse caminho é uma decisão que deve ser tomada agora.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
9h30
Oficina de Tsuru e Kirigami
Com Maísa – Policromia Sentida
A terapeuta ocupacional leva para a FIL a sua Policromia Sentida, movimento artístico voltado à construção de cotidianos com vida e significado.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)
9h30, 14h e 15h
Contação de história: “a origem do tambor africano um conto de Guiné-Bissau”
Com Lorena Ramos
Local : Usina do Saber (Praça XV de Novembro)
10h
Sesc na FIL | Oficina Livros Esquisitos
Com Mínimo Diário
Entre dobras e costuras, atividade ensina crianças e adultos a criarem livros artesanais, com estímulo a relações com memórias, histórias e materiais.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
10h30
Artesanato de Papel
Atividade artística e manual desenvolvida pela Fundação Panda. É voltada a crianças e tem o objetivo de despertar a atenção e a coordenação motora.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
11h | 13h | 15h
Sesc na FIL | A Cartomante Literária
Com Monalisa Machado
Contação de história inspirada no Tarô de Marselha e no Baralho Cigano, com apresentação de 21 personagens femininas que habitam as cartas de um tarô ilustrado.
Local: Praça XV de Novembro
12h30
Sesc na FIL | Encontrão Poético
Com Betto Souza
Atividade funciona como um mini sarau. Neste encontro, os participantes têm espaço para livre manifestação poética. Um poeta convidado é o anfitrião que recita suas próprias poesias e estimula a manifestação do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
13h30
Apresentação Musical
Com Rafael Marangoni
Show com o violonista ribeirão-pretano.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h
Café Filosófico “O protagonismo juvenil por meio da literatura”
Com Ana Luiza Landi e Maris Ester Souza
Bate-papo sobre alunos que, a partir da literatura, tornaram-se protagonistas através da arte.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h
Visita Guiada
Biblioteca Sinhá Junqueira
Atividade guiada que conta a história do prédio e a restauração, concebida com o conceito de “Biblioteca Viva”, inspirada nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa Lobos, em São Paulo.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
14h
Sesc na FIL | Lendas Brasileiras
Com Aline Nelí
A artista e psicopedagoga conduz o público ao fantástico universo de lendas do folclore brasileiro e das mitologias indígena e africana.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
14h
Oficina de Papel Reciclado
Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
14h
Apresentação Musical “A diversidade está onde ela quiser”
Pacientes e terapeutas da instituição participam da ação nesta atividade do Projeto Somar.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
14h
Sesc na FIL | Oficina criação de web HQ (tirinhas)
Com Gustavo Borges
Os participantes transformam ideias em quadrinhos para a web e conhecem um pouco mais sobre o processo criativo e a importância dos quadrinhos no mundo digital.
Local: Sesc (Espaço de Tecnologias e Artes)
14h
Oficina de Mandala Vitral
Com Maísa – Policromia Sentida
Atividade com a artista e terapeuta ocupacional, que realiza um trabalho com cores, materiais diversos e foco nos sentimentos humanos.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)
14h
Roda de conversa “Água como catalisadora da vida fora d’água”
Com Luciano Candisani e Érico Hiller
Reflexões e debate sobre a função social da água.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)
14h
Roda de Leitura “Literaturas Africanas”
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Educação.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
14h30
Encontro
Com Stella Maris Rezende
Alunos da Escola Estadual Prof. Plínio Berardo, em Jardinópolis, terão um encontro pra lá de especial com a autora homenageada Stella Maris Rezende. Neste bate-papo de literatura, os alunos poderão saber mais sobre a vida da escritora, seus livros e inspiração.
Local: Escola Estadual Professor Plínio Berardo (Jardinópolis)
*Atividade exclusiva
14h45
Bate-Papo com ONG Cão Paixão
Instrutores apresentam o projeto Somar, com a presença de cães terapeutas que auxiliam na interação social e coordenação motora de pessoas com deficiência.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
15h
Sesc na FIL | Afetos
Com Fernanda Soto
A apresentação convida a uma viagem interior a partir de histórias sobre o escuro, a travessia, o novo, o diferente, e a vontade de ir a fundo nos pensamentos e sentimentos.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
16h
Palestra “A natureza protegida ou destruída como inspiração poética”
Com Perci Guzzo
Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
16h30
Apresentação Musical
Com Suely Cacita
A escritora, pianista e harpista apresenta show com repertório especial. Membro da Casa do Poeta, é autora de dois livros.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
17h
Palestra “A importância da plataforma Verri na na divulgação dos livros e autores sobre a macrorregião de Ribeirão Preto”
Com Otávio Verri Filho
Criador do site fala sobre a importância da memória histórica para a cidade.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
17h
Apresentação de Dança
Atividade com o Caeerp (Centro de Atividades Educacionais Especializadas de Ribeirão Preto) que reúne pessoas com deficiência da instituição, incluindo cadeirantes. Condução do professor Alex Gaita.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
18h
Roda de Conversa “Racismo em Pauta”
Adria Maria Bezerra Ferreira, Everton Luiz, Patrícia Cardoso e Silvia Diogo falam sobre as diversas faces do racismo e seus impactos na vida da população preta.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)
18h
Sesc na FIL | Grandes discos da MPB
Com Kamille Viola. Mediação Luiz Thunderbird
Em meio às revoluções políticas, sociais e de costumes dos anos 70, dois álbuns desencadearam as suas próprias ao incorporar guitarras elétricas e distorcidas à sonoridade brasileira. Luiz Thunderbird entrevista Kamille Viola, que reconstrói a história de África Brasil de Jorge Ben Jor, enquanto Marcio Gaspar explica o impacto que “Acabou chorare” dos Novos Baianos teve sobre a juventude da época.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
19h
Palestra “Governança no Terceiro Setor”
Neste encontro, Emília Lemos fala sobre a construção e a definição dos três objetivos centrais da Governança Corporativa. A mediação é de Lécio Honorato.
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)
19h
Sesc na FIL | Festa Tocaya
Com Coletivo Tocaya
Com arte, música e movimento, Jônatas Micheltti e Nat Rozendo mixam a diversidade de gêneros e ritmos brasileiros, ecoando tambores ancestrais com pegadas eletrônicas.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
19h
Apresentação Musical
Com Coro Minaz POP
Atividade realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e a Cia de Ópera Minaz.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
19h
Lançamento do Livro “Força Italiana”
Com Daniela Penha
Unindo jornalismo e literatura, obra resgata histórias dos imigrantes que vieram para Ribeirão Preto, com 14 relatos apresentados em textos e fotos.
Local: Museu Casa da Memória Italiana
19h
Lançamento do Livro “Para além da identidade: da resistência à política”
Com Douglas Santos Alves. Mediação de Fábio de Jesus
Mestre em Ciência Política pela Unicamp, doutor em Ciência Política pela UFRGS e professor no curso de Ciências Sociais da UFFS – campus Erechim. Ativista e pesquisador do movimento LGBTQIA+.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)
19h
Apresentação Musical
Com Coral Aquarela
Atividade com regência do barítono e maestro Gabriel Locher, com repertório preparado especialmente para a FIL.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
19h
Choro da Casa toca Gil e homenageia Luiza Romão
Espetáculo que traz canções de Gilberto Gil e intervenções poéticas de Luz Ribeiro, Daniel Minchoni, Pi Eta Poeta e da escritora Luiza Romão, que é homenageada pelo grupo.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
19h30
Sarau Artístico-Literário
Apresentação de alunos e professores do curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá, com declamação de poesias, música e interatividade com o público.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)
20h
Show “A Terra Brasilis Brasilerô”
Com Banda Kilotones
Os irmãos JP Barrionovo, AJ Barrionovo e Pedro Barrionovo apresentam o lançamento do seu novo álbum. influenciado pela guitarrada paraense, a ciranda maranhense, o Maracatu de Recife, o Axé baiano, o Rock brasiliense, o Samba carioca, o Lamento Caipira paulista e o Reggaeton de Porto Rico.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
20h30
Sesc na FIL | Show Catto canta Gal “Belezas são coisas acesas por dentro”
Com Filipe Catto
O show é uma celebração à obra de Gal Costa (1945-2022). Com roteiro assinado por Catto, Ismael Caneppele e Cris Lisbôa, o show costura vários tempos da carreira de Gal com foco no repertório mais recente da artista como “Recanto Escuro”, “Jabitacá”, “Não Identificado” e “Sua Estupidez”.
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/
Sobre a FIL
A 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora). Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.