Botafogo e Vitória jogaram na noite desta sexta-feira (5), no estádio Santa Cruz, partida válida para a Série B, do Campeonato Brasileiro. Para o time de Ribeirão foi a quinta apresentação no torneio, enquanto para o Vitória foi a quarta. O Pantera entrou em campo ocupando a quinta colocação na tabela, com 9 pontos ( foram três vitórias e uma derrota), enquanto o time soteropolitano iniciou com os mesmos 9 pontos, mas com uma partida a menos, o que lhe cabia um segundo lugar na tabela de classificação. O jogo teve duas paralisações por queda de luz nos refletores do estádio. Com o placar de 3 a 0 para o time baiano, o Vitória chegou à liderança, com 100% de aproveitamento e ligou o sinal de alerta para o Botafogo, que teve a segunda derrota consecutiva.
Primeiro tempo
O Botafogo iniciou o jogo aplicando a tática que caracteriza a equipe há muito tempo: a posse de bola fica com o adversário e o Pantera explora as jogadas de contra-ataque. O time do Vitória, no entanto, não caiu nessa armadilha e, com um ataque rápido e incisivo, levou mais perigo ao gol do time da casa.
Aos 4 minutos, Osvaldo, atacante do Vitória, dá assistência a Zeca, que perde uma grande chance para o time baiano. Aos 8 minutos, foi a vez de Osvaldo também desperdiçar uma grande chance. Aos 10 minutos, Salatiel, centro- avante do Botafogo, perde a melhor chance de gol da partida, ficando cara a cara com o goleiro, obrigando-o a uma defesa extraordinária.
O Vitória respondia com mais perigo, até que, aos 34 minutos, o meia baiano, Rodrigo Andrade, sofreu uma falta na lateral esquerda. Osvaldo cobrou com perfeição no meio da zaga e encontrou o volante do Vitória, Leo Gomes, que fez o gol numa cabeçada certeira, abrindo o placar.
O time de Ribeirão sentiu o gol e se desequilibrou no meio de campo, errando passes, buscando uma troca de bola de pouca ou nenhuma eficiência. Enquanto isso, o time soteropolitano mandava no jogo, explorando a velocidade de seus atacantes, forçando os lados mais frágeis da defesa botafoguense, as duas laterais, principalmente, a direita.
Segundo Tempo
O técnico do Botafogo, Adilson Batista, fez duas mudanças no intervalo , Lucas Cardoso entrou no lugar de Luiz Henrique e Carlos Manuel no lugar de Gustavo Xuxa. Esperava-se um time mais aguerrido, buscando insistentemente o empate. Porém não foi isso o que aconteceu. O Vitória mantinha a posse de bola, chamava o Botafogo no seu campo e explorava perigosamente o seu rápido ataque.
Aos 16 minutos, num contra-ataque comandado por Osvaldo, Welder, atacante do time baiano, recebeu livre na marca do pênalti e finalizou com o pé esquerdo, ampliando o placar para o Vitória.
Aos 18 minutos a partida foi interrompida pela primeira vez, quando houve queda de iluminação em parte das torres do estádio. Um outro apagão aconteceu e, juntos, representaram a paralisação do jogo por 40 minutos.
Assim que a partida foi recomeçada, o Botafogo mostrava-se desgovernado, completamente perdido, com pouca qualidade técnica e, o pouco que pressionava o time do Vitória, não conseguia transformar as chances em gol.
Nos acréscimos, quando o Botafogo pressionava em busca de seu primeiro gol, o goleiro botafoguense, Matheus Albino, demorou na saída de gol, num erro primário, permitiu que o atacante Tréllez fizesse o terceiro gol do time baiano, sacramentando a o protagonismo da partida.
O próximo jogo do Botafogo será no domingo (14), às 20h30min, na cidade de Natal, contra o time do ABC,