RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com só dois votos, Câmara nega PL que proíbe o uso do termo ‘grátis’ na divulgação de serviços públicos

Apenas Rodini (Novo), autor do Projeto, e Bigodini (MDB) votaram de forma favorável ao texto

Vereador Rodini durante discurso no plenário | Foto: Reprodução TV Câmara

Com apenas dois votos favoráveis e 16 negativas, a Câmara de Ribeirão Preto negou nesta segunda-feira (15), durante a 59ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei N° 245/2025 que proíbe o uso do termo ‘grátis’ na divulgação de eventos e serviços públicos que sejam promovidos e custeados pelo município.

A pauta foi proposta pelo vereador André Rodini (Novo), e, além do próprio autor, apenas Bigodini (MDB) votou de forma favorável, enquanto 16 políticos recusaram a proposta.

Maurício Gasparini (União), Diácono Ramos (União) e Matheus Moreno (MDB) não votaram, além do presidente Isaac Antunes (PL).

O texto definia a proibição do uso do termo ‘grátis’ – ou qualquer palavra da categoria – para a divulgação de serviços e eventos públicos custeados pelo próprio município.

“Fica proibida a utilização das palavras “grátis”, “gratuito” e similares na divulgação de serviços prestados ao público ou de eventos de livre acesso, promovidos e/ou custeados pelo Município”, determina a proposta de ordem.

O vereador autor da proposta de ordem ainda alegava que “deve-se informar ao público, de forma expressa e de fácil visualização, que o serviço ou evento foi promovido e/ou custeado com os impostos pagos pelos contribuintes”.

Obrigava também a divulgação da fonte do recurso que custeará o serviço ou evento, bem como o valor estimado empregado para sua realização.

Rodini justificou que “a utilização dessas expressões pode induzir a uma percepção equivocada de que não há custos envolvidos, quando, na realidade, tais iniciativas são viabilizadas com recursos oriundos da arrecadação tributária”.

Assista a Sessão Ordinária na íntegra:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS