Começa a implantação das galerias de água pluviais na rua São José; obra deve durar 60 dias

O objetivo da obra é acabar com os alagamentos registrados nas ruas do centro da cidade, em dias de chuva

Foto: Divulgação

As obras antienchentes na rua São José do cruzamento da rua Visconde do Rio Branco até a rua Mariana Junqueira. A empresa responsável pelo serviço, irá instalar 95 metros de aduelas, com dois metros de comprimento e 1,5 metros de largura.

As aduelas são feitas de concreto armado, ou seja, têm estruturas mais forte e durável. São peças retangulares abertas com encaixe, e são utilizadas na implantação de sistemas de drenagem, em galerias de águas pluviais, em ruas e rodovias.

Este serviço será realizado ao longo das ruas São José e também na rua Marcondes Salgado, conforme prevê o contrato da empresa com a prefeitura. As duas ruas irão receber galerias de água pluvial, com o objetivo de acabar com os alagamentos registrados nas ruas do centro da cidade, em dias de chuva. Atualmente, as águas da chuva que descem da avenida Nove de Julho alagam várias ruas da região central, do entorno do shopping Santa Úrsula até a região da rodoviária.

De grandes proporções, as galerias passarão a direcionar as águas, por baixo da terra, até o córrego Retiro Saudoso. Conforme previsto pelo cronograma da obra, as duas grandes galerias, com mais de 1 km cada uma, serão instaladas entre a avenida Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco.

Interdição

Com o andamento das obras de galerias pluviais, mais um trecho da rua São José será totalmente interditado, a partir do cruzamento da via com a rua Visconde do Rio Branco até a rua Mariana Junqueira. O trânsito continuará livre no cruzamento da rua Visconde do Rio Branco com as ruas Garibaldi e Cerqueira César.

Com essa intervenção viária, a RP Mobi recomenda aos condutores a utilizar a seguinte rota alternativa:

• Quem vem da rua Cerqueira César deve virar à esquerda na rua Mariana Junqueira, à esquerda na rua Garibaldi, à direita para então acessar a rua Visconde do Rio Branco e seguir o destino desejado.

De acordo com a Era Técnica, construtora responsável pela execução dessas obras, este bloqueio total tem previsão de duração de 30 dias.

Na região da nova interdição há acessos locais somente para moradores e comerciantes nos seguintes locais:

• trecho da rua Comandante Marcondes Salgado (da avenida Dr. Francisco Junqueira até a rua Visconde do Rio Branco);

• acesso à rua Visconde do Rio Branco a partir do cruzamento da via com a rua Cerqueira César;

• acesso à rua Visconde do Rio Branco a partir da rua Garibaldi;

A RP Mobi orienta os condutores que redobrem a atenção e diminuam a velocidade de seus veículos a fim de se evitar sinistros de trânsito.