O Comercial está preparando uma ação para se desculpar com o goleiro Mendy, reserva do Monte Azul, vítima de falas racistas por parte de um torcedor durante a partida do último sábado pela Copa Paulista. O clube fará um pedido de desculpas formal e, junto com o Atlético, promoverá uma ação contra o racismo, com faixa na entrada em campo.
Entenda o caso
Após o final da partida, empatada em 0 a 0, os jogadores dos dois times se desentenderam, após o goleiro Mendy ser ofendido por um torcedor do Comercial que estava atrás do banco de reservas do time visitante. Logo após o encerramento do jogo, Vinicius Mendy, de 19 anos, acusou um torcedor de chamá-lo de macaco. Após a ofensa, houve um princípio de confusão entre jogadores e comissão técnica do Monte Azul contra torcedores do Comercial. A PM precisou entrar em campo para conter o princípio de briga.
O goleiro chorou com as ofensas ao deixar o campo, dirigindo-se até a unidade do Jecrim (Juizado Especial Criminal) no próprio estádio. A Polícia Civil vai investigar o caso. O Comercial prometeu identificar o torcedor por meio das câmeras instaladas no estádio.
Ontem, o clube lançou uma campanha anti-racismo com um vídeo e divulgou uma nota. Veja abaixo:
Nota do Comercial Futebol Clube
“O Comercial Futebol Clube sempre foi preto e branco. O Comercial sempre foi do seu povo: comerciantes, trabalhadores, povo periférico, simples, humilde, etc.
No Comercial Futebol Clube não há espaço para RACISTAS. No Comercial Futebol Clube, nós não queremos RACISTAS.
Através da iniciativa da diretoria comercialina, comissão técnica, funcionários, jogadores e departamento de comunicação do clube, o Leão do Norte lança a campanha “O Comercial Sempre Foi Preto e Branco”.
Esse vídeo é a primeira ação, visando a importância da conscientização e da denúncia de atos de injúria racial. Você, torcedor que frequenta o estádio Palma Travassos, DENUNCIE cada ato preconceituoso que presenciar.
O Comercial informa que, em ação que também contará com a presença do Monte Azul, entrará com uma faixa no jogo do próximo sábado (14) repudiando o racismo. Além disso, presenteará o goleiro Vinicius Mendy com uma camisa do clube com seu nome e um pedido formal de desculpas.
O Comercial é plural e sempre será. O Comercial é preto, branco, amarelo…
Juntos, como sociedade, temos o dever de repudiar e lutar com todas as forças contra racistas que covardemente se escondem nas penumbras ao serem confrontados.
“O Comercial Sempre Foi Preto e Branco” e sempre será”.