O comércio de Ribeirão Preto espera um aumento de 8% a 12% nas vendas para o Dia das Crianças. A expectativa é da Acirp (Associação Comercial e Industrial da Cidade), que ouviu comerciantes de rua, shopping centers e e-commerce. Ao todo, 86,6% das lojas pretendem fazer algum tipo de promoção para atrair clientes nesse período.
“Desde a Black Friday e Natal de 2021 temos acompanhado uma estabilização e uma retomada da economia, com um aumento médio de 8% a 12% no faturamento em datas comemorativas e essa deve ser a tendência também para o Dia das Crianças”, afirma o gestor de Marketing da entidade, Carlos Ferreira.
O levantamento foi feito via questionário on-line pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi e com representantes das seis distritais da associação, sendo 78,3% de empresários do comércio de rua, 17,4% de shoppings centers e 4,3% de e-commerce.
Os produtos mais vendidos devem ser brinquedos, sapatos e vestuário e serviços de lazer em família, como restaurantes com cardápios para os pequenos, cinema e viagens – estas últimas estimuladas pelo feriado do dia 12.
Marcelo Hiene, gestor do Sebrae Aqui – ACIRP Oeste, diz que o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para as empresas que desejam alavancar as vendas ou até mesmo conquistar novos clientes. A entidade promoveu no último dia 22 um evento on-line gratuito com o tema “Prepare-se para vender mais no Dia das Crianças”, que trouxe estratégias direcionadas aos varejistas.
“Um dos temas tratados no curso foi justamente a importância do empresário ter um planejamento no começo do ano para o calendário promocional das grandes datas de seu segmento. E isso significa ter um planejamento estratégico não só de marketing, mas de estoque e capacitação de vendas”, pontua.