O Comércio Varejista de Ribeirão Preto espera um crescimento médio entre 3% e 5% nas vendas do Dia dos Pais de 2024, quarta data mais importante do calendário varejista, na comparação com o mesmo período do ano passado.
É o que aponta levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente o Varejo de Ribeirão Preto e mais 43 cidades da região. O ticket-médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250 reais.
Segundo Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL, “Teremos um pico de vendas até 11 de agosto (domingo), Dia dos Pais, e uma acomodação natural no restante do mês. Importante destacar que o avanço das obras de corredores de ônibus, em especial no centro, gerou melhora no acesso às lojas. A flexibilização de corredores de ônibus em 11 vias da cidade, que passaram de faixa exclusiva para faixa preferencial, também deve ajudar um pouco”, diz.
A expectativa de vendas para o Dia dos Pais, em Ribeirão Preto, vai ao encontro da projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que é para um crescimento médio de 4,7%. Os maiores volumes de vendas tendem a se concentrar em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Intenção de compra
Com base em dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas, o CPV projeta que 67% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Pais. O percentual é muito próximo do índice nacional que é de 68%.
Em relação às compras pretendidas, 32% esperam gastar mais nesse ano, 35% pretendem gastar o mesmo valor de 2023 e 19% menos. Entre os entrevistados, 70% consideram que os preços dos presentes para o Dia dos Pais 2024 estão mais caros do que no ano passado. 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços.
Campeões de vendas
Os produtos campeões de vendas no Dia dos Pais 2024, serão roupas, calçados, acessórios masculinos (cintos, carteiras, óculos e etc.), artigos esportivos, perfumes, relógios, celulares/tablets/notebooks, aparelhos de tv e demais eletroeletrônicos, livros, cervejas artesanais, utensílios para churrasco e gourmet. “Percebemos que, cada vez mais, filhos e filhas buscam presentes que tenham relação direta com a as necessidades do pai homenageado. É acertar no presente mostrando que nem sempre o mais caro é o melhor. Às vezes uma caneca do time do coração ou algo de que o pai precise no dia-a-dia, podem agradar muito mais”, explica.
Modalidades de pagamento
Em relação à forma de pagamento, 75% pretendem pagar os presentes à vista enquanto 34% comprarão parcelado. 31% pagarão pelo cartão de crédito parcelado, 38% via PIX e 21% no cartão de débito. Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% devem optar por pagar em 3 vezes e 22% em quatro vezes. Em média, serão feitas quatro prestações.
Físico x Digital
Em Ribeirão Preto, o CPV SINCOVARP/CDLRP projeta que 72% dos consumidores comprarão em lojas físicas, percentual um pouco acima da projeção nacional que é de 69%. 42% farão alguma compra na internet (a projeção nacional é de 40%).
“Como Ribeirão Preto é uma capital regional de consumo, a tendência é de que milhares de clientes da região venham comprar aqui, tanto no Comércio de Rua quanto nos shoppings, aproveitando para passear. Ainda mais nesse período logo após o dia do pagamento”, afirma Galli que também analisa o processo de escolha do consumidor entre compras físicas e online.
“É grande o número de pessoas que precisa comprar mais de um presente no Dia do Pais. Sendo assim, hoje é muito comum a divisão das compras entre loja física e internet. O cliente sempre busca opções com variedade de produtos, promoções e preço. A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offerwise, mostra que 48% dos consumidores destacam o preço como principal fator na hora de decidir a compra, enquanto 36% apontam a qualidade dos produtos, 31% as promoções e descontos e 25% o frete grátis como grande influência”, completa.
Esforço do consumidor
Outro apontamento da pesquisa é que 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia dos Pais. 43% afirmam que o principal motivo é a vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai, 29% por considerar que o presente é um gesto importante e 25% por terem o costume de presentear pessoas queridas.
Por outro lado, 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos consumidores que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.
“Aí também entram os fatores macroeconômicos como o alto nível de inadimplência e de endividamento das famílias brasileiras, que enfraquece o poder de compra do consumidor. Outros ‘ingredientes’ são a pressão inflacionária gerada pelo recente aumento de preços da gasolina e do etanol, a disparada do dólar e a estabilização da taxa de juros que parou de cair, dificultando o acesso ao crédito. O Dia dos Pais abre o calendário varejista do segundo semestre. O desempenho das vendas nessa data servirá como um ‘termômetro’ do que virá pela frente até o Natal”, finaliza Diego Galli Alberto.
Horário especial de funcionamento
Para o Dia dos Pais, haverá horário estendido de funcionamento no Comércio Varejista de Ribeirão Preto na sexta (9), com abertura facultativa até às 22h, e no sábado (10), com abertura facultativa até 18h, conforme Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre SINCOVARP e SINCOMERCIÁRIOS*. Os shoppings funcionarão normalmente no sábado (10), das 10h às 22h, e no domingo (11), das 14h às 20h, também segundo a CCT.
Em Ribeirão Preto, as pesquisas de expectativa de vendas para as datas comemorativas do calendário varejista são realizadas regularmente pelo CPV SINCOVARP/CDL RP, com base em apuração junto ao setor lojista local/regional, e em dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), FECOMERCIOSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).