O Comércio de Ribeirão Preto estima crescimento médio entre 2% e 4% nas vendas alusivas à Black Friday 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta a projeção do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Se confirmado, esse resultado representaria uma recuperação importante uma vez que, em novembro de 2023, o pico de vendas da Black Friday não foi suficiente para garantir um resultado positivo, quando houve um recuo médio de -2,7% nas vendas.
“Como o brasileiro tem sido cauteloso, ao longo de 2024, a esperança dos lojistas é de que haja uma ‘demanda reprimida’ disposta a comprar um pouco mais nesse fim de ano. Muitos empreendedores entendem a Black Friday como a primeira ‘onda’ de compras para o Natal, coincidindo com a primeira parcela do décimo terceiro salário. A data é uma das mais relevantes do calendário varejista”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.
Ainda segundo o levantamento, o ticket-médio da compra na Black Friday, em Ribeirão Preto, deve variar entre R$ 250 e R$ 300 entre produtos e serviços de menor valor agregado. Nos de maior valor agregado, a variação deve ser entre R$ 600 e R$ 800. Muitos antecipam a compra de parte dos presentes de Natal para garantir preços menores e parcelamentos mais atrativos.
Abordagens como “Black November” ou “Black Week”, são vistos como o ‘esquenta’ para a última sexta-feira de novembro (29), data exata da BF, quando acontecem as ofertas mais agressivas. “O resultado de vendas de novembro será fundamental para a projeção do Natal. Se a Black Friday for positiva, a tendência é de que o Natal seja também. Vale lembrar, que, no ano passado, houve um tímido crescimento médio de 1% nas vendas de dezembro, bem abaixo das expectativas”, relembra Galli.
Intenção de compra
O levantamento do CPV – que também toma como base projeções do mercado e dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e da CNC (Confederação Nacional do Comércio) – aponta que 66% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem comprar nessa Black Friday. Importante destacar que Ribeirão Preto é uma grande capital regional de consumo, referência para dezenas de cidades do entorno com influência que alcança o Sul de Minas, Triângulo Mineiro e até a região central do estado de São Paulo.
Pesquisa realizada pelo Google, revela que, no Brasil, 40% dos consumidores interessados já estão pesquisando produtos, preços e promoções, visando a Black Friday 2024. Também aponta que, nessa BF, a maior intenção do consumidor é comprar para si mesmo, índice que chega a 86% nas categorias Casa e Alimentação. A diferença entre o uso próprio e para presentear só fica menor na categoria de Lazer, especialmente no item Brinquedos. Nesse último, 67% serão presentes de Natal comprados de forma antecipada.
Campeões de vendas
A pesquisa Google mapeou 33 categorias (com duas fases de aplicação, em julho e outubro) e a projeção apontou que os produtos de maior interesse por parte dos consumidores, na Black Friday, são Roupas/Calçados/Acessórios (37,7%), Celulares (29%) e Perfumes/Cosméticos (26%). Outros itens mais procurados são Móveis/Decorações (20%), Alimentos (19%), Ofertas de Delivery de Restaurantes (11,7%), Viagens/Passagens Aéreas/Hotéis (11%), Cursos de Graduação e Pós-graduação (8%) e Serviços de Streaming (8%), entre outros.
E-commerce
A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta um crescimento de 10,18% nas vendas online, na Black Friday 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa é de que a data movimente R$ 7,93 bilhões no E-commerce brasileiro, ante R$ 7,2 bilhões em 2023.
Ainda segundo a ABComm, o ticket médio das compras pela internet, na BF, está estimado em R$ 738. Ano passado foi de R$ 705. O número de pedidos online deve atingir 10,7 milhões, em todo o Brasil, superando os 10,2 milhões registrados em 2023. O faturamento do E-commerce nacional, durante toda a semana de promoções da Black Friday, deve alcançar R$ 11,63 bilhões.
Meios de pagamento
A pesquisa Google também revelou que o Pix é o meio de pagamento preferido dos consumidores brasileiros (62%), seguido por Cartão de Crédito Parcelado (53%), Cartão de Crédito à Vista (37%), Cartão de Débito (32%) e Dinheiro em Espécie (27%).
Horário de Funcionamento do Comércio
Na sexta-feira (29), dia da Black Friday, o Comércio Varejista de Ribeirão Preto funcionará em seu horário normal: Comércio de Rua, das 9h às 18h, e os Shoppings, das 10h às 22h.
“O Comércio de Ribeirão Preto, estará preparado para atender os consumidores da melhor forma, em todas as regiões da cidade, especialmente no centro, Av. Nove de Julho/Boulevard, Av. Dom Pedro I e em outros eixos abrangidos pelos corredores de ônibus do Ribeirão Mobilidade. Para o consumidor a orientação é no sentido de que fique atento às promoções e suas regras. Nas compras online, cuidado redobrado com a veracidade e a confiabilidade de quem está vendendo. O melhor da Black Friday é poder comprar mais pagando menos, sem dor de cabeça e prestigiando nosso valoroso Setor Lojista”, finaliza Diego Galli Alberto.