O Comércio de Ribeirão Preto e região acaba de ganhar a inédita Plataforma Figital Experience, baseada no conceito de Varejo 5.0 que, além de conciliar as tendências da internet com o mundo real colocando a experiência do cliente no centro de tudo, também promove o relacionamento da marca com o cliente comunicando propósitos, valores e impactos sociais. Físico + Digital = Figital! São parceiros oficiais da iniciativa, SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região), representante oficial do setor, CDL Ribeirão Preto (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Instituto ConecTwoo, primeiro do Brasil voltado exclusivamente à Inteligência Figital.
Segundo André Rezende, head da startup, “Nos últimos 10 anos, nossa vida passou a acontecer nessas duas ‘dimensões’, no físico e no digital, que se encontram o tempo todo e se tornaram inseparáveis. São centenas de milhões de pessoas, ao redor do mundo, que compartilham suas vidas reais nas redes sociais, por exemplo. Enfim, esse jeito de viver também se reflete no Varejo que, por sua vez, precisa acompanhar a forma como as pessoas pensam, se comportam e, principalmente, como consomem”, afirma, destacando que a Plataforma Figital Experience, é resultado de um projeto pioneiro que começou a ser desenvolvido em 2019, antes mesmo da pandemia.
Ações Integradas
A Plataforma Figital Experience possui diversas frentes de ação com abordagens empreendedoras que se complementam e se retroalimentam, gerando um movimento integrado e positivo para o impulsionamento dos setores de Varejo e Serviços, em Ribeirão Preto e região.
A Frente 1 disponibiliza uma trilha permanente de fomento à Transformação Figital e para a qualificação de empreendedores, especialmente micro e pequenos negócios. Junto com o Instituto ConecTwoo, são oferecidos cursos, mentorias, oficinas, workshops, palestras, seminários, fóruns, lives, conteúdos exclusivos, e muito mais, de forma a prepará-los para os desafios do Varejo Figital, que veio para ficar.
“O Instituto ConecTwoo foi planejado para se dedicar à Cultura Figital, de corpo e alma, e, quando essa proposta de parceria com a Plataforma Figital Experience nos foi apresentada, logo vimos sinergia de princípios, propósitos e ações. Temos uma ampla e moderna estrutura com auditório, salas de aula, estúdio para a produção de conteúdo, espaço gourmet e até uma loja colaborativa. Vêm muitas coisas boas por aí, tanto nas ações próprias do Instituto quanto na parceria com a PFE!”, destaca Sabrina Macário, fundadora e diretora do Instituto ConecTwoo.
“Varejo Figital vai além do comprar no site e retirar na loja, o que já é convencional. Passa principalmente pela experiência do cliente, em todas as suas variáveis, e abrange até mesmo a inteligência de dados para que isso aconteça. É fundamental, para o empreendedor, entender, pensar e agir Figital, além da caixinha, para criar experiências de compra que realmente atraiam e fidelizem clientes”, observa Fabio Del Chiaro, também fundador e diretor do Instituto.
Confira a programação de novembro:
– Estreia do PodFigital, podcast com tudo sobre a Plataforma Figital Experience e seus benefícios para Ribeirão Preto e região. Dia 7/11, às 12h, no Youtube.
– Treinamento Vai, Varejo! Pense Figital e venda mais. Dia 9/11, às 18h30, presencial no Instituto ConecTwoo. (Rua 7 de setembro, 777, centro).
– Live Atendimento Figital na Black Friday. Dia 22/11, às 19h15.
– Treinamento Vai, Varejo! Vendas de Natal, no físico e no digital. Dia 28/11, às 18h30, presencial no auditório do SINCOVARP/CDL RP (Rua Lafaiete, 394, centro).
Em breve divulgaremos a trilha de qualificação de dezembro.
A Frente 2 oferece soluções tecnológicas para que os empreendedores possam colocar em prática o que aprenderam, desenvolveram e planejaram na Frente 1. Uma das ferramentas é o Marketplace Cupom Azul, exclusivo para lojistas/vendedores de Ribeirão Preto e região, em especial MEIs, micro, pequenos e médios empresários. O site roda com tecnologia fácil e descomplicada, que não atrapalha a operação do estabelecimento. Permite que o lojista crie um catálogo de ofertas estruturado com meio de pagamento e frete integrados, além da função “Compre no site e retire na loja”, que ajuda a levar o consumidor também ao ponto de venda físico, entre outros recursos.
“O objetivo é estimular o consumidor local/regional a comprar das empresas locais/regionais, fortalecendo nossa economia e fazendo com que os recursos fiquem aqui, que mais empregos sejam gerados aqui. E, também, incentivar o movimento de “Compre do Pequeno!”. A Plataforma ainda proporciona uma ampliação do alcance de atuação dos empreendedores para mais cidades da região, sendo possível, inclusive, vender para todo o Brasil a partir daqui”, explica Rezende.
O Cupom Azul também disponibiliza diversas funcionalidades promocionais embarcadas, entre elas Cupons de Descontos, que permitem ao empreendedor turbinar o marketing, destacar e fortalecer sua marca, produtos e serviços, além de vender mais! O site estará no ar a partir desta terça-feira (7/11) já aberto para cadastramento de empreendedores que queiram fazer Transformação Figital sabendo, de fato, como realizá-la. Cupom Azul, o Marketplace que é Figital de Verdade!
Ainda em novembro de 2023, Ribeirão Preto e região também vão ganhar o App Cupom Azul+, reunindo, em um só lugar, os melhores cupons de descontos e promoções do Comércio da cidade e região. Os cupons poderão ser resgatados tanto em compras no Marketplace quanto na Loja física. O aplicativo ainda terá Programa de Fidelidade embarcado e muito mais funcionalidades para atrair o cliente que gosta de comprar mais pagando menos.
A Frente 3 é focada em ações de Comunicação, Marketing e Engajamento, que vão proporcionar uma visão clara da Jornada Figital do cliente, independentemente de onde ela comece. Uma das iniciativas é o portal Mundo Figital, com previsão de entrar no ar no início de dezembro de 2023. Será o primeiro do Brasil dedicado exclusivamente à Inteligência Figital + Varejo 5.0. Tratando a informação de forma Transversal, o portal contará com diferentes editorias, notícias, artigos e reportagens, atualizados diariamente, além de entrevistas e coberturas especiais, colunistas convidados, podcast e a distribuição do conteúdo nas redes sociais.
O portal e demais ações também se conectam à Frente 4 que é a Comunidade Figital Experience, que, como não poderia deixar de ser, acontecerá no físico e no digital. Além de grupos de WhatsApp, a Plataforma acaba de lançar os seis primeiros Comitês Temáticos, em parceria com SINCOVARP, CDL RP e Instituto ConecTwoo. As inscrições estarão abertas pelo E-mail [email protected], a partir de 7/11 (terça-feira). Os primeiros Comitês serão: Transformação Figital; Vendas e Atendimento ao Cliente; Marketing e Comunicação; Gestão e Finanças; Empreendedorismo e Inovação; e E-commerce.
Para Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, “Muitos empreendedores do Varejo estão conscientes de que precisam integrar seus negócios físicos ao mundo online, uma vez que os novos consumidores estão cada vez mais digitalizados e usando ferramentas virtuais. Sabem que é uma questão de sobrevivência. Mas o grande desafio é começar! Olhar para frente, observando o Novo Comportamento do Consumidor! Essa parceria reforça nossa missão de promover a atualização do Comércio Varejista dando total suporte aos nossos valorosos empreendedores”, finaliza.