Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza reunião para definir prioridades

A comissão pretende realizar três encontros ao longo do ano

Foto: Thaisa Coroado

Na tarde desta terça-feira (01), a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência deu início aos seus trabalhos de 2025 com uma reunião estratégica presidida por Paulo Modas (PSD), acompanhado pela vice-presidente Duda Hidalgo (PT) e pela membro Judeti Zilli (PT). O encontro teve como objetivo planejar as ações para o ano e definir as pautas prioritárias, com o intuito de garantir mais direitos e acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Durante a reunião, Duda expressou seu entusiasmo pelo trabalho da comissão e seu desejo de promover conquistas para a população com deficiência. “Fico muito feliz de fazer parte dessa comissão e que possamos trazer muitas conquistas para essa população, que muitas vezes é desassistida das mais diversas formas. O que estiver ao nosso alcance para melhorar, será feito”, afirmou.

Judeti Zilli destacou que essa é uma pauta essencial, que ultrapassa os limites da comissão e se conecta com diversas áreas. “Essa é uma das pautas nas quais atuamos de forma integral e interseccional, pois ela perpassa todos os trabalhos e comissões que realizamos”, disse, refletindo sobre o caráter abrangente e transversal da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

A comissão definiu algumas ações fundamentais para 2025, com foco no atendimento às necessidades básicas e na acessibilidade. Entre os pontos levantados por Paulo Modas, destacaram-se as dificuldades no fornecimento de itens essenciais. “Fraldas, camas hospitalares, cadeiras de rodas e outros acessórios que auxiliam na mobilidade de pessoas com deficiência são itens urgentes, e elas não podem esperar”, enfatizou.

A comissão pretende realizar três encontros ao longo do ano. O primeiro será dedicado a ouvir as entidades ligadas ao tema, com o objetivo de entender melhor as demandas e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e suas famílias.

O segundo encontro será voltado para a questão da educação especial, já que muitos alunos com deficiência continuam sendo desassistidos pelo poder público. A comissão buscará estratégias para garantir um atendimento mais efetivo e inclusivo nas escolas.

O último tema a ser debatido será a questão dos pisos táteis no centro da cidade. Segundo Duda, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência solicitou que os vereadores fiscalizem a regularidade desses pisos, com o objetivo de garantir que estejam em conformidade e prevenir acidentes.

Assista na íntegra: 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS