Como organizar minhas finanças?

ANO NOVO está chegando e é a motivação que faltava para criar novas oportunidades e objetivos para dar um jeito na vida.
Por isso, temos um passo a passo para responder à pergunta que não quer calar: Como organizar minhas finanças?
1- Crie uma planilha com seus gastos;
2- Quite suas dívidas;
3- Revise suas contas e corte os gastos que puder;
4- Tenha uma reserva de emergência;
5- Defina metas e faça um planejamento para cumprir cada uma.

Você deve estar pensando “falar é fácil”, mas colocar em prática também! Confira as dicas detalhadas, aproveite as oportunidades e mude sua vida.

Se você, assim como muitos brasileiros, está endividado, não se preocupe! Para dar um jeito nas dívidas, inicialmente você deve organizá-las para ter uma visão geral das contas que estão no vermelho, tendo essa visão, comece sempre quitando as que tem taxas de juros maiores, como o cartão de crédito, pois elas têm mais chance de se tornarem uma bola de neve.

Se for necessário, troque essas dívidas por uma “dívida amiga” com taxas de juros mais leves. Por exemplo, fazer um empréstimo no valor do montante para quitar todas as suas dívidas à vista e ficar apenas com uma parcela para pagar. Mas atenção, análise se a taxa de juros é menor do que as das dividas em aberto e se a parcela caberá no seu bolso do inicio ao fim Assim, com o dinheiro em mãos, fica mais fácil renegociar as dívidas com os credores. Torno a reforçar o lembrete: Não esqueça de avaliar a taxa de juros para não trocar 6 por meia dúzia.

Dívidas quitadas e contas respirando, está na hora de construir sua reserva de emergências. Antes de pensar em poupar um dinheirinho para um objetivo especial, você precisa estabelecer sua segurança financeira. Tenha como prioridade fazer mensalmente uma retirada para sua reserva até completar 6 meses de seus gastos mensais. Por exemplo, se os seus gastos são de 2.000 reias mês, por segurança uma reserva boa seria 12.000,00.

Finanças organizadas, contas em dia e reserva de emergência feita, chega a hora de começar a poupar dinheiro para realizar seus sonhos. Sabe aquela viagem ou curso que nunca saiu do papel? O carro ou apartamento novo? Esse é o momento de pensar no que você deseja realizar e começar a guardar a mesma quantia que antes era destinada à reserva de emergência, agora para conquistar esses objetivos.
Se organizando por etapas assim, as metas ficam mais claras e os objetivos são conquistados com mais facilidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS