Confira o que abre e o que fecha na passagem de Ribeirão Preto para a fase amarela do Plano SP

zona Sul de Ribeirão Preto - Foto: F L Piton

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), anunciou, nesta quinta-feira (6), o avanço da cidade na classificação do Plano São Paulo, que estuda a reabertura gradual do Estado de São Paulo devido a pandemia da Covid-19.

As medidas valem, pelo menos, até o dia 30 de agosto e devem ser confirmadas pelo governador João Doria nesta sexta-feira (7), em uma coletiva de imprensa. “As medidas valem a partir de sábado, com toda a segurança. Sou muito cuidado. Não daria uma informação se não tivesse certeza”, disse o prefeito de Ribeirão Preto durante o anúncio nesta quinta-feira.

O que pode funcionar

Shoppings – A partir de amanhã, sábado (8), está permitido o funcionamento de 8 horas seguidas por dia (das 12h às 20h), exceto domingos e feriados. A capacidade será obrigatoriamente reduzida a 40%. Em relação a praça de alimentação, é necessário que a mesma esteja ao ar livre ou em áreas arejadas.

Comércio de rua – Também a partir deste sábado (8), foi determinado o funcionamento de 8 horas seguidas por dia (das 9h às 17h), exceto domingos e feriados. Assim como nos shoppings, as lojas também funcionarão com a capacidade reduzida em 40%.

Imobiliárias, concessionárias e serviços – A partir de sábado (8), funcionamento de 8 horas por dia, exceto domingos e feriados. Capacidade reduzida a 40%.

Bares e restaurantes – Está liberado o consumo no local a partir deste sábado (8), com funcionamento determinado até as 17h. Precisa estar ao ar livre ou ser bem arejado. Assim como no geral, a capacidade será reduzida a 40%. É indicado o trabalho com reservas,  para assim evitar aglomerações do lado de fora do estabelecimento. Quando a região completar 14 dias na fase amarela, que deve acontecer no dia 24 de agosto, Os bares e restaurantes poderão abrir até as 22h.

Salões de beleza e barbearias – Reabertura também determinada neste sábado (8), podendo funcionar até 8 horas por dia, exceto domingos e feriados. A capacidade total foi limitada em 40%, trabalhando de preferência com horário marcado para evitar aglomerações. O funcionamento está previsto das 9h às 17h.

Academias – Reabertura no sábado (8), podendo funcionar até 8 horas seguidas por dia, exceto domingos e feriados. Diferente das determinações anteriores, a capacidade foi limitada em 30%. As aulas devem ocorrer com hora marcada. As aulas  devem ser individuais, já que o treino em grupo permanece suspenso.

Futebol – Botafogo, Comercial e Vôlei Ribeirão poderão sediar partidas na cidade, mas sem público, como acontece atualmente em jogos profissionais no país.

Parques públicos e Ciclofaixa – No caso dos parques, a reabertura está prevista para o dia 17 de agosto, com horário de funcionamento entre 6h às 16h. A Ciclofaixa está prevista para voltar a funcionar no domingo, dia 16 de agosto.

Eventos e atividades culturais – Para essas atividades, é necessário que a cidade complete 28 dias na fase amarela do plano São Paulo. Em setembro, um novo regramento será divulgado, com novas regras de reabertura.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS