RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Conppac questiona homenagem a ex-presidente do Sindicato Rural em trecho da Av. Presidente Vargas

Carta aberta foi destinada ao prefeito Ricardo Silva, após Projeto de Lei aprovado indicar a nomeação

Confluência da Av. Presidente Vargas com a Av. Carlos Consoni | Foto: Reprodução Google

O Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural), através de sua presidência, publicou uma carta aberta ao prefeito Ricardo Silva após o legislativo de Ribeirão Preto aprovar uma homenagem que altera o nome da Avenida Presidente Vargas em um único trecho. A manifestação foi publicada em 19 de agosto.

O Projeto de Lei, que aguarda promulgação pelo poder executivo, foi proposto pelo vereador Maurício Gasparini (União). Conforme determinado pelo veterano, “fica denominada de “Avenida Flávio Prudente Corrêa” o prolongamento da Avenida Presidente Vargas, a partir do Sistema de Lazer “Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira”, localizado na confluência com a Avenida Carlos Consoni, até o limite do Distrito de Bonfim Paulista.

Flávio Prundente é ex-presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e ex-conselheiro da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo. Sua morte aconteceu em 8 de janeiro de 2025.

A alteração da nomenclatura foi aprovada por 21 votos – somente Rangel Scandiuzzi (PSD) não votou. No texto, o presidente Lucas Pereira questiona o critério para a escolha da avenida, além de indagar pela existência de algum nacionalista para defender a memória do ex-presidente em Ribeirão Preto.

“Ante esse ajambramento da classe política ribeirãopretana para apagar a memória do pres. Vargas, propomos uma “psicanálise selvagem” a la glauberiana no afã de reverter tamanho desiderato”, diz trecho da carta pública.

O texto ainda relembra que outras homenagens ao Flávio Prudente Corrêa foram feitas em Ribeirão e região, incluindo a denominação de uma ala no Hospital do Amor de Barretos, uma rua e uma Estrada Rural em Brodowski, além do título de cidadão nesta cidade e em Ribeirão.

“Já que se pretende apagar a memória do pres. Getúlio Vargas em Rib. Preto, para atender os interesses de uma elite reacionária, convém indagar: por que manter o item 1.2.1 VII do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) da Prefeitura de Rib. Preto com o Ministério Público, para construção do Museu/Espaço Cultural em resgate da Memória Industrialista da cidade?”, continua a manifestação do Conppac.

A carta ainda aponta a possibilidade de confusão no trânsito local diante da mudança na nomenclatura da via pública.

“Que preservar a memória do presidente Getúlio Vargas em nossa cidade, é imprescindível para a construção de um projeto de cidadania crítica”, continua o presidente Pereira.

As justificativas de Maurício

Em suas justificativas para a homenagem proposta, o vereador Gasparini afirma que “a aprovação deste projeto contribuirá para a valorização do nosso município”.

Diz ainda que “essa homenagem visa reconhecer a importância do Sr. Flávio Prudente Corrêa, cuja trajetória e contribuições merecem ser lembradas e celebradas pela comunidade”.

E continua: “essa alteração visa garantir maior clareza na denominação e delimitação da via, facilitando a identificação por parte da população, órgãos públicos e empresas de transporte”, contrariando os argumentos apresentados na carta do Conppac.

O poder executivo deve promulgar a homenagem até 3 de setembro. O jornalismo do TH+ Portal contactou a Prefeitura de Ribeirão Preto a respeito da carta aberta, porém não houve retorno até o fechamento do texto. O espaço segue disponível para manifestação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS