Conselho do Botafogo reprova contas de Festucci

Foto: Divulgação

O Conselho Deliberativo do Botafogo Futebol Clube reprovou as contas do ex-presidente Osvaldo Festucci nesta segunda-feira (16), seguindo a recomendação do seu Conselho Fiscal, que avaliou a contabilidade, atas de reuniões, o balanço patrimonial e as demonstrações do resultado do período em que ele esteve no cargo máximo do Executivo, de abril de 2019 a novembro de 2021.

Entre os principais itens apreciados que levaram à rejeição das contas, estão:

– O não pagamento de uma dívida de R$ 700 mil durante sua gestão (quando o clube possuía saldo suficiente), o que acarretou no aumento da dívida

– A transformação do clube-empresa de SA para SAF, feita sem passar pelos devidos poderes, descumprindo o Estatuto Social do Botafogo Futebol Clube e descumprindo os requisitos previstos na própria Lei da SAF, o que levou o clube centenário a entrar na Justiça pedindo cancelamento da SAF

O Conselho de Ética ainda enfatizou que tais atitudes foram realizadas sem qualquer consulta aos órgãos do Botafogo Futebol Clube e podem causar prejuízos irreparáveis, comprometendo inclusive ações (bens) da instituição centenária.

Por fim, o parecer ainda recomendou que o Conselho Deliberativo decida sobre medidas judiciais contra o ex-presidente Osvaldo Festucci, visando reparação dos danos. Tal recomendação também foi aprovada pelos conselheiros presentes na reunião.

CBF desmembra tabela da série B
Arena NicNet Eurobike | Foto: Divulgação Agência Botafogo

Conselheiro independente

Outro ponto apontado no parecer do Conselho de Ética foi em relação à posse dos conselheiros independentes no Conselho de Administração da Botafogo SA, pois Festucci afirmou em reunião do Conselho Deliberativo que só daria posse para a indicação do sócio minoritário se o mesmo empossasse a indicação do Botafogo Futebol Clube na mesma oportunidade.

Mas tal promessa foi descumprida e prejudicou a instituição centenária na gestão do clube-empresa, pois ela ficou sem a maioria dos votos que lhe é de direito para as tomadas de decisão no Conselho Administrativo da BFSA, deixando o sócio minoritário como mandatário máximo.

**Texto de Botafogo SP

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS