Contra covid-19, prefeitura promete fiscalização reforçada no fim de semana

A partir de denúncias, prefeitura faz lista de locais que receberam atenção especial da fiscalização

0
Guarda civil metropolitana durante fiscalizaçação - Foto: Divulgação

Em combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Guarda Civil Metropolitana, juntamente com o Departamento de Fiscalização Geral e apoio da Polícia Militar, informou que irá intensificar as ações de fiscalização em locais onde há maior incidência de aglomeração de pessoas no fim de semana. A medida já havia sido adotada desde quarta-feira (8) e seguirá sendo aplicada.

Os locais foram definidos conforme a análise da frequência de solicitações e denúncias realizadas por meio do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) e à GCM. A medida cumpre decreto de distanciamento social para diminuir os riscos de contágio da doença.

Receberão patrulhamento e rondas de forma constante e intensificada, principalmente nos finais de semana, quando a incidência de aglomeração de pessoas é maior, os seguintes locais: a praça Matheus Nader Nemer, conhecida como praça da bicicleta, localizada na avenida José Adolfo Bianco Molina; os bairros Jardim Olhos D´Água e Jardim Cristo Redentor; a área verde da avenida José Antônio Ferrarezi, no Parque dos Servidores; o campo de futebol da rua Roberto Moreli, no bairro Jardim Interlagos; bem como outros campos de futebol e quadras em todas regiões da cidade.

Atividade delegada

Para intensificar a fiscalização, a Prefeitura ampliou a parceria com a Polícia Militar por meio do programa Atividade Delegada.

“Triplicamos o número de policiais militares que fazem parte da Atividade Delegada de dez para 30 policiais que ajudarão na fiscalização. Portanto, temos agora oito equipes compostas, de maneira multidisciplinar, por profissionais do Departamento de Fiscalização Geral, Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária e PM, que farão o trabalho de intensificar a fiscalização nos locais onde há maior incidência de aglomeração”, informou o prefeito Duarte Nogueira.

Denúncia

Os contatos para denúncia ao descumprimento do decreto de prevenção e contágio ao novo coronavírus continuam os mesmos. O munícipe pode ligar no SAM pelo 156, de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, no 153 da GCM, com funcionamento 24h, e na Polícia Militar, pelo 190, também 24h.

“É importante que se cumpra o decreto de distanciamento social, sair de casa em situações estritamente necessárias. O momento é de respeito não só aos indivíduos, mas a cada cidadão da cidade, respeito às famílias que perderam seus entes queridos, pessoas que não vão voltar mais, respeito ao 6 mil infectados que Graças a Deus, tiveram oportunidade de se tratar por profissionais que trabalham 24 horas por dia”, ressaltou o chefe do executivo.