As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto registraram uma pequena queda média de 0,6% no mês de julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando havia sido registrado um crescimento de 1,5% em relação a 2023. Os dados são do levantamento realizado pelo CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido pelo SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e pela CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).
“O cenário continua apresentando tendência de estabilidade nas vendas, com pequenas variações para cima ou para baixo. Um fator que pode ter contribuído para esse desempenho é o frio mais intenso e prolongado, que veio logo em maio. Isso fez com que os ribeirão-pretanos antecipassem as compras de roupas de inverno. Quem mora em Ribeirão Preto está acostumado a um inverno ‘mais quente’ e, quando a temperatura cai muito, acaba aquecendo as vendas dos segmentos de vestuário e calçados, por exemplo”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.
De acordo com Diego Galli, a queda no desempenho também pode ser explicada por fatores como a inflação (que cresceu 0,26% em julho), o aumento da inadimplência de pessoas físicas (alta de 7,98% em relação a julho de 2024) e a elevada taxa de juros (15% ao ano), entre outras questões macroeconômicas. “São indicadores que, quando analisados em conjunto, refletem a perda do poder de compra do consumidor, que está cauteloso e priorizando gastos mais essenciais. E olha que Ribeirão Preto ainda é beneficiada pelo fato de ser um polo regional de consumo”, destaca.
Confira outros pontos levantados pela pesquisa:
Empregabilidade
Em julho, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas no varejo local apresentou um quadro de estabilidade. “A tendência é de que a empregabilidade no comércio tenha certa recuperação ao longo do segundo semestre, muito por causa dos mutirões de emprego do programa Emprega Mais Ribeirão, especialmente as ações que serão voltadas à contratação de temporários para o fim de ano”, observa.
Índice de Confiança
Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP de curto prazo (olhando para os três meses seguintes) registrou, em julho, média de 2,8 pontos (ante 3,0 pontos no mês anterior). A avaliação é de regular a otimista.
O índice de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses) ficou em 2,9 pontos em julho (ante 3,0 pontos no mês anterior), também com avaliação de regular a otimista.
“O otimismo deve acompanhar o ritmo das vendas. Nesse segundo semestre já tivemos o Dia dos Pais e ainda virão o Dia do Consumidor/Mês do Consumidor (setembro), o Dia das Crianças e o Halloween (outubro), a Black Friday/Black November (novembro) e o Natal (dezembro). Essas datas comemorativas do calendário varejista são a grande aposta dos empreendedores lojistas para acelerar as vendas e terminar 2025 com viés positivo”, finaliza Diego Galli Alberto.



