RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lei do IPTU Transparente em Ribeirão Preto é aprovada pelo STF

A partir de 2026, moradores de Ribeirão Preto terão acesso a informações claras sobre o IPTU

Foto: Reprodução TH+

Durante julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a constitucionalidade da Lei Municipal n° 14.727/2022, que institui a política de transparência na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A lei é de autoria do empresário Emílio Cury (NOVO), que exerceu o cargo de suplente de vereador durante o mês de junho de 2022.

Na época, a legislação foi vetada pelo então prefeito Antônio Duarte Nogueira e a norma foi alvo de ação de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). Entretanto, o STF reconheceu a importância de assegurar transparência nas informações tributárias à população.

Sancionada em agosto de 2022, a lei determina que o carnê do IPTU entregue ao contribuinte contenha informações claras sobre o cálculo do imposto, a arrecadação no bairro, o destino dos recursos, o percentual de inadimplência e as formas de contestação sobre o valor cobrado. Ainda, os dados completos sobre a composição do tributo devem estar disponíveis na internet.

“Se nós não fiscalizarmos, e não dar poder para a população saber o que está sendo cobrado, a gente acaba caindo nessa incongruência. Nós pagamos muito tributo, muito imposto e não estamos recebendo o serviço de volta”, disse o autor da lei, Emílio Cury, em entrevista ao programa Larga Brasa. Confira a entrevista na íntegra:


COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS