RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto registram queda de 0,9% em novembro

Lojistas mudam projeção de vendas para dezembro, mas expectativa ainda é de crescimento

Foto: Agência Brasil

 

Mesmo com a Black Friday, o Comércio de Ribeirão Preto registrou queda média de -0,9% nas vendas de novembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado que, por sua vez, já tinha apurado redução de -1,5% em comparação a 2023. É o que aponta pesquisa do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo).

O levantamento indica que as vendas diretamente relacionadas à Black Friday chegaram a alcançar pequena variação positiva, especialmente após a data do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário até a sexta (28). No entanto, não foi suficiente para garantir que novembro, como um todo, fechasse ‘no azul’. 

“O consumidor pesquisou mais e comprou menos. Permanece cauteloso. Muitos realmente optaram por priorizar gastos essenciais já de olho nas tradicionais despesas de início de ano”, afirma Diego Galli Alberto, economista, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP. “Para efeito de comparação, em nível nacional, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou queda de -1,7% nas vendas de novembro. E o Índice do Varejo Stone (IVS) registrou baixa de -3,7%, na comparação com o mesmo período de 2024”, completa.

Empregabilidade
Em novembro, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Varejo local, registrou alta de 1,4%, na comparação com o mês anterior. Manteve o ritmo muito por causa dos mutirões do programa Emprega Mais Ribeirão. Grande parte dos empreendedores não conseguiu preencher as vagas temporárias por falta de mão de obra qualificada.

Índice de Confiança
Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP de curto prazo (olhando para os três meses seguintes) teve pequena melhora, em novembro, com média de 2,8 pontos (ante 2,5 pontos na pesquisa anterior). Avaliação de pessimista à regular.

Já considerando o índice de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses), a média de novembro caiu para 2,7 pontos (ante 3,0 ponto na pesquisa anterior). Avaliação de pessimista à regular.

Projeção reduzida
Mesmo com a queda nas vendas em novembro, o Comércio de Ribeirão Preto ainda mantém expectativa de alta para dezembro só que em patamares menores. A projeção de crescimento das vendas alusivas ao Natal foi reduzida do patamar de 3% a 5%, para 2% a 4%. Já a projeção de crescimento médio para o mês de dezembro inteiro caiu do patamar de 2% a 4%, para 1% a 3%.

“Por um lado, os Empreendedores sabem que a inflação segue acima da meta, que o dólar voltou a subir, que a taxa de juros ainda está em 15% ao ano e que continuam altos os índices de inadimplência e de endividamento das famílias. Outro fator negativo são as chuvas intensas que caíram em Ribeirão Preto nas últimas semanas atrapalhando o movimento do Comércio Tradicional”, comenta Galli. Mas, por outro lado, os lojistas ainda acreditam que a segunda parcela do décimo terceiro salário vai aquecer a economia nessa reta final para o Natal e que os consumidores não deixarão de presentear seus entes queridos.Em 2024, novembro também foi negativo mas dezembro fechou com alta de 4% nas vendas. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS