Em uma iniciativa inovadora, a Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto (SEMAS) e a Escola ABRAPP – Associação Brasileira de Pintores Profissionais estão ministrando um curso profissionalizante de pintura para homens em situação de rua, que estão são acolhidos nas casas de passagem.
O curso que começou nesta segunda-feira, 29, terá duração de duas semanas, e proporcionará não apenas habilidades técnicas e práticas, mas também o incentivo necessário para os participantes. Ao final do programa, além de receberem um certificado reconhecido pela ABRAPP, os homens em situação de rua ganharão um kit completo para começarem a trabalhar de imediato, proporcionando-lhes autonomia e perspectivas reais de mudança.
A importância do processo vai além da simples aquisição de uma habilidade profissional. A ressocialização desses homens é um passo crucial para a reconstrução de suas identidades e para a reintegração plena na sociedade. Dados do mercado de trabalho mostram a crescente demanda por profissionais qualificados na área de pintura, o que torna esse curso uma oportunidade única para esses indivíduos se reinserirem de forma digna e produtiva.
Douglas Sebastião, instrutor do curso fala da escolha pelo público. “O Movimento Brasil por um pintor melhor foi criado com único intuito de profissionalizar aqueles que não são pintores e qualificar os que são numa ponte direta com a indústria em geral, os lojistas que apostam em reconhecem esse formato. A escola Associação Brasileira dos pintores profissionais tem uma curiosidade uma equação que não é nem de exatas nem de humanas e ninguém consegue resolver: numa ponta a gente tem uma demanda enorme de mão-de-obra qualificada para atender essa demanda e na outra, números dados de crise, de desemprego, de falta de oportunidades, então a missão da ABRAPP foi diminuir essa lacuna oferecendo mão-de-obra, profissionalização e qualificação através do patrocínio da indústria, das lojas, nesse caso a Diamante Tintas abraçou essa turma, gente tem outras já formadas no Brasil. Hoje nós tivemos a honra de fazer uma parceria com Secretaria Municipal das Ribeirão Preto”.
Douglas tem um testemunho de vida que passa pela dependência química, por isso, conta porquê acredita no ser humano. “Eu passei por um tratamento de dependência química 10 anos atrás e assim eu atribuo grande parte a minha sanidade, a minha dignidade recuperada através da pintura, eu qualificação então quando eu digo que a maior aposta é em mim mesmo, é que quando eu prego que eu mudei que eu fui capaz de mudar eu ofereço essa oportunidade para que ele também mude, eu prego muito nos meus cursos nas minhas falas que ‘eu preciso ser a mudança que eu quero no mundo’ se eu fui capaz de sair daquela condição, o meu próximo também é capaz”, conclui.
Helane Serpa, Secretária de Assistência Social de Ribeirão Preto, ressalta a importância dessa parceria e do curso de pintura profissional para a promoção da cidadania e da inclusão social. “Estamos comprometidos em oferecer oportunidades reais de transformação para aqueles que mais precisam. Esta parceria é um exemplo concreto de como podemos colaborar para construir uma sociedade mais justa e solidária. Estamos ansiosos para ver os resultados positivos que essa iniciativa trará para a vida dos participantes e para a nossa comunidade como um todo.”
As aulas estão acontecendo na loja Diamante Tintas, no Ipiranga, com transporte oferecido pela SEMAS para os acolhidos e a aula prática acontecerá na próxima semana, com a pintura externa do Centro POP.