Dados alarmantes: 80,33% dos ribeirão-pretanos estão endividados

Aumentam os casos de inadimplência entre os ribeirão-pretanos
Imagem ilustrativa | Foto: Arquivo

Segundo dados da Boa Vista e cálculos do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB), em julho de 2023, 80,33% ribeirão-pretanos estão endividados e 36,19% desse grupo está inadimplente, 29,07% em relação à população total. Ou seja, entre os 584.791 habitantes que possuem dívidas superiores à sua restrição orçamentária, 211.651 são incapazes de honrar com seus compromissos financeiros e possuem débitos em atraso. Em comparação a janeiro de 2023, o número de endividados e de inadimplentes cresceu 3,78% e 3,13%, respectivamente.

Segundo o Serasa, o cartão de crédito é o principal responsável pelo elevado endividamento, sendo que as principais dívidas contraídas nesse modal de pagamento são compras em supermercados (alimentos), produtos (roupas, calçados, eletrodomésticos e etc.), medicamentos, alimentos por delivery e gastos com transporte, combustível). Em Ribeirão Preto, 57% dos indivíduos que possuem alta ou altíssima propensão à compras no cartão de crédito são inadimplentes, sendo que esse grupo tem 1,32 vezes mais chances de se endividar com essa forma de pagamento em comparação ao restante da população.

Com relação ao perfil dos inadimplentes, 50,1% são mulheres e 49,9% são homens. No que tange o perfil etário, verifica-se que o maior número de inadimplentes concentra-se entre as faixas de 25 a 44 anos.

Entre as 10 profissões com maior número de inadimplentes, os vendedores de comércio, auxiliar de escritório e administradores lideram o ranking.

Finalmente, analisando a localização espacial, a grande concentração ocorre nas regiões norte, oeste e o centro expandido (Jardim Paulista, Campos Elíseos, Jardim Palmares e Vila Seixas).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS