As equipes de fiscalização do Daerp realizaram dois flagrantes de irregularidades em imóveis no Centro e no Alto da Boa Vista. O primeiro foi um hotel, onde foi localizado um super ímã, peça que trava o hidrômetro e impede que ele marque o consumo de água. O segundo foi em uma residência no alto da Boa Vista, onde foi encontrada uma ligação clandestina.
A fiscalização do Daerp encontrou o super ímã instalado junto ao hidrômetro depois de fazer monitoramento do imóvel, que estava com consumo muito abaixo do normal para este tipo de estabelecimento. O usuário foi autuado em flagrante e multado em R$ 4.141,50 por fraude no hidrômetro.
O flagrante no segundo imóvel
A fiscalização recebeu uma denúncia de ligação clandestina. Ao chegar no local, a equipe do Daerp encontrou uma ligação com um T, levando a água direto para a casa sem passar pelo relógio. O usuário também foi autuado em R$ 4.141,50. Nos dois casos, o Daerp irá cobrar a diferença do consumo dos últimos 60 meses.
Segundo explicou o chefe da Fiscalização do Daerp, José Renato Vasquez de Miranda, nos últimos três anos a fiscalização vem sendo intensificada para combater as fraudes e ligações clandestinas. Em 2019, foram realizadas 843 autuações, sendo que 163 foram por ligações clandestinas.
Fonte: DAERP