O Brasil será atingido por uma onda de calor histórica com marcas extremas de temperatura em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes, com marcas jamais vistas em muitas cidades e que em Ribeirão Preto podem atingir até 45ºC.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto estarão com equipe de prontidão para atender possíveis focos de incêndio. O tempo seco, aliado a baixa humidade do ar, combinado a rajadas de ventos, aumenta ainda mais o risco de incêndios em áreas de vegetação urbana e rural.
Umas das orientações será encaminhada a Secretaria de Educação. A recomendação é que não façam atividades externas com os alunos, no período das 11h às 17h, evitando o choque de calor.
No período altas temperaturas, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco e, por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar. Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro fisiológico nas vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório.
O coordenador da Defesa Civil, Tiago Caldeira fez um alerta e orientou a população. “A Defesa Civil de Ribeirão Preto está entrando em alerta máximo, precisamos evitar atividades físicas nos períodos de maior intensidade de calor, cuidar da hidratação e também conscientizar a população quanto ao descarte irregular de lixo, bitucas de cigarro, queima irregular de resíduos, o que é proibido e pode causar incêndios”.
Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, iniciará Protocolo de Altas Temperaturas, o qual dispõe de:
- Intensificação das ações do Serviço Especializado de Abordagem Social – SEAS;
- Distribuição de água;
- Oferta da rede de serviços de atendimento da população em situação de rua.
Contatos
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Assistência Social: 161 / 0800-77 30 161 / WhatsApp: (16) 3610-0687