RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Denúncia aponta supostas irregularidades em editais da PNAB lançados pela administração anterior

Três editais de 2024, que somam mais de R$ 2 milhões em produção cultural, são suspensos temporariamente para apuração; A assessoria de Duarte Nogueira foi indagada, porém não houve retorno

Palácio Rio Branco, no centro de Ribeirão Preto, abriga a pasta da cultura | Foto: Melo de Carvalho (TH+ Portal)

A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que recebeu, por meio do Ministério Público e por denúncia anônima feita à Secretaria de Cultura e Turismo, apontamentos que indicam possíveis irregularidades na contratação da equipe de operacionalização dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizada pela gestão anterior.

As denúncias apontam suposto conflito de interesses de profissional vinculada à empresa Agência 8 Cultural Ltda — contratada pela antiga administração para operacionalizar os recursos da PNAB à entidade cultural selecionada nos editais n.06/2024, n.08/2024 e n.11/2024, que juntos contemplaram 76 projetos.

Diante dos indícios, a Procuradoria-Geral do Município, com base em parecer técnico-jurídico, apontou que a depender da forma como foi exercida a função da profissional contratada pela empresa é possível que se configure violação aos princípios constitucionais da isonomia, impessoalidade e moralidade administrativa, previstos no artigo 37 da Constituição Federal e nas legislações que regem a política pública de fomento à cultura.

A Procuradoria identificou “dúvida razoável” quanto à observância das normas e, com base no poder geral de cautela, recomendou a suspensão temporária dos três editais citados, além da instauração de procedimento administrativo para apuração minuciosa dos fatos.

A secretária municipal da Cultura e Turismo, Maria Eugênia Biffi, reforça que a atual gestão, ao tomar ciência das denúncias, agiu com total transparência e responsabilidade, solicitando o parecer da Procuradoria-Geral e adotando integralmente as medidas recomendadas. “Como parte do nosso compromisso com a transparência e com o diálogo permanente com o setor cultural, iremos nos reunir com os produtores culturais contemplados nos editais suspensos para prestar esclarecimentos e reforçar o compromisso da atual gestão com a correta aplicação dos recursos públicos e o respeito às normas que regem as políticas de fomento à cultura”, destaca a secretária.

Ela também refirma seu compromisso com a legalidade e com a valorização dos produtores culturais do município: “A PNAB tem como finalidade fomentar a produção cultural local de forma democrática, acessível e justa e é nosso dever, como poder público, garantir que as políticas culturais sejam implementadas para fortalecer as produções locais e que esses recursos sejam tratados com seriedade e respeito à legislação.”

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo diz permanecer à disposição das autoridades competentes, colaborando com a apuração dos fatos e reafirmando seu compromisso com a legalidade, a ética na gestão pública e a valorização da cultura local.

Outro lado

André Silva, que atuou como secretário de Cultura e Turismo durante o último ano da gestão Duarte Nogueira, disse ao jornalismo do TH+ Portal que, quando deixou a pasta, em fevereiro de 2025, não havia qualquer denúncia ou inconsistência sobre o PNAB. Disse ainda não conhecer o conteúdo das denúncias.

“Eu saí da Secretaria da Cultura em fevereiro de 2025… e até então não havia nenhum tipo de denúncia ou inconsistência sobre o andamento do cronograma dos trabalhos realizados pela empresa Contratada para suporte nas Ações da PNAB… sendo assim, não tenho como me manifestar sobre as denúncias que não conheço o conteúdo. Foram seguidos todos os passos estipulados como escutas públicas junto à comunidade para construção dos editais”, afirmou.

André assumiu a pasta em agosto, diante da saída do Pedro Leão do governo. Silva, que já fazia parte da equipe na gestão do ex-secretário, ainda afirma que “até onde entregamos a pasta, todas as ações vinham sendo seguidas sem intercorrências até então”, alegando ainda que “com a transição da Gestão, os trabalhos continuaram”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS