Após três anos, um dos eventos religiosos mais tradicionais de Ribeirão Preto volta a ser encenado para encantar os ribeirão-pretanos. A “38ª Caminhado do Calvário – A encenação da Paixão de Cristo” será realizada na sexta-feira, dia 7 de abril, às 17h, no Teatro de Arena.
Para alinhar os últimos detalhes do evento, a Secretaria da Cultura e Turismo promoveu no Salão Rosa do Palácio Rio Branco, reunião com representantes das secretarias de Infraestrutura, Justiça, Meio Ambiente, Saúde e Saerp, o Departamento de Fiscalização Geral, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar.
Na reunião, foram definidos os detalhes de acesso do público ao Teatro de Arena e da Praça Alto do São Bento, saída de segurança, acesso e rota de saída para ambulância, entre outros assuntos.
A encenação do calvário retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação. A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade, reunindo milhares de pessoas.
Patrimônio Imaterial
A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Ribeirão Preto, por Decreto-Lei nº 12.924, em dezembro de 2012. Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento.
Um costume que teve origem no século XI, onde os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.
Serviço
38ª Caminhado do Calvário – A encenação da Paixão de Cristo
Data: 7 de abril (sexta-feira)
Horário: 17h
Entrada: gratuito
Local: Teatro de Arena
Endereço: Praça Alto do São Bento, S/N