Dia dos Pais: faturamento deve ser 6% maior em comparação a outras épocas do ano

Mais de 8.2 mil empresas de Ribeirão Preto devem se beneficiar com a data celebrativa

25% dos consumidores de Ribeirão farão compras de última hora
Movimento de pessoas no calçadão, um dos principais pontos de comércio da cidade | Foto: Guilherme Sircili

O Dia dos Pais deve movimentar as vendas de 8.213 empresas em Ribeirão Preto. Levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial da cidade (IEMB – Acirp) aponta que consumidor deve priorizar presentes de vestuário e acessórios, com ticket médio de R$ 150,00. Eletrônicos também devem estar na lista de preferidos.

Entretanto, segundo Lívia Piola, analista do IEMB-Acirp, o cenário econômico exige criatividade dos empresários para conquistar os bolsos dos filhos nesta data. “O preço dos produtos e serviços subiram mais que a inflação, o que pode diminuir as vendas de Dia dos Pais ou levar o cliente para on-line”, diz Piola.

A análise toma como base os dados do Índice de Preços da Fundação Getúlio Vargas IBRE e a estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico de que as vendas de produtos eletrônicos devem aumentar cerca de 4% este mês.

Ainda de acordo com o FGV IBRE, o faturamento para o Dia dos Pais deve ser 6% maior em comparação a outras épocas do ano.
Os especialistas da Acirp sugerem que estratégias como a presença digital, montagem de kits e promoções com formas de pagamento variadas podem ser um diferencial importante para atrair e fidelizar os clientes.

O IEMB recomenda ainda que os lojistas criem um ambiente favorável para quem decidir fazer compras nestes últimos dias pré-Dia dos Pais.
Isso inclui desde ofertar os produtos via site e redes sociais (com um bom sistema de entrega local) até estender o horário das lojas físicas e na experiência das vitrines, com sugestões de looks e combos para quem ainda está na dúvida do que presentear.

“Importante também apresentar diferentes opções de presentes que caibam no orçamento do consumidor e condições de pagamento variadas e facilitadas”, destaca Piola.