RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Dirceu em carta apoia Edinho no PT e prega a ‘revolução social brasileira’

Edinho é ex-prefeito e ex-vereador de Araraquara, município localizado a 91,2 km de Ribeirão Preto

Foto: Divulgação

O ex-deputado José Dirceu declarou apoio ao ex-ministro Edinho Silva para a presidência nacional do PT em carta aberta à militância, divulgada nesta segunda-feira (26). Edinho é ex-prefeito e ex-vereador de Araraquara, município localizado a 91,2 km de Ribeirão Preto.

“Edinho tem uma vasta experiência na direção do PT e nos governos que dirigiu e participou”, afirma o ex-ministro-chefe da Casa Civil do primeiro governo Lula (PT). “Conhece o mundo parlamentar e vem de uma vida de lutas, nas pastorais da juventude e operária da Igreja Católica.”

Edinho foi chancelado pela CNB (Construindo um Novo Brasil) na semana passada. Em reunião no diretório nacional em Brasília, a corrente majoritária do PT fechou com seu nome praticamente por unanimidade, ainda mais após a desistência do prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá.

Edinho tem o apoio informal do presidente Lula. Embora ele não interfira na disputa diretamente, já deixou claro a aliados que o ex-ministro de Dilma Rousseff (PT) é seu favorito ao Planalto e colocou a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, presidente do partido até este ano, para ajudar nesta interlocução.

Na carta, Dirceu fala em “unificar a esquerda”, mas acena para o centro, como tem feito Edinho. “A conjuntura e as condições que governamos exigem de nós a capacidade de fazer alianças mais amplas que a centro-esquerda”, diz o ex-articulador de Lula.

Na outra ponta, Dirceu reforça ainda pautas antigas do PT. Ele fala em enfrentar o bolsonarismo e o “neofascismo”, sem perder de vistas pautas do atual governo Lula, como taxação de grandes fortunas, revisão do Imposto de Renda e reforma agrária.

“Ao PT e às esquerdas resta a tarefa histórica de concluir a revolução social brasileira inacabada”, afirma Dirceu. “Exige duas condições: a soberania e independência nacional, de um lado, e a democracia, de outro, num mundo onde precisamos ter lado, lutar contra a extrema-direita e o neofascismo.”

O principal adversário de Edinho é o deputado Rui Falcão (PT-SP), ex-presidente do partido. Rui tem contestado a “institucionalização” da chapa do ex-prefeito de Araraquara (SP), com apoio do Planalto, e pregado, por sua vez, uma ida mais à esquerda do partido.

LUCAS BORGES TEIXEIRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS