Os corredores de ônibus do Quadrilátero Central e da Castelo Branco/Treze de Maio começarão a ser construídos no mês que vem. A Secretaria Municipal de Obras aguarda apenas a homologação e a assinatura dos contratos com as duas empresas que venceram as licitações para dar início às duas obras. O corredor do Quadrilátero Central será construído pela Construtora DGB e custará R$ 20.774.887,51. Já as obras na Castelo/Treze de Maio (que correspondem ao trecho 1 do Corredor Leste-Oeste), serão realizadas pela Autem Engenharia, com custo de R$ 26.123.173,77.
Juntos, os 11 corredores somarão 56 km e percorrerão as principais vias, em todas as regiões da cidade, desafogando o trânsito e agilizando o transporte público. No total, cerca de 3 milhões e 500 mil usuários do transporte público serão beneficiados mensalmente, além de mais de um milhão de veículos de Ribeirão Preto e região, que circulam diariamente pela cidade.
CASTELO BRANCO/TREZE DE MAIO
Serão 7 km de corredor, começando na Capitão Salomão, na esquina com a Rua Onze de Agosto, seguindo até a rotatória da Avenida Meira Júnior e seguindo pela Avenida Treze de Maio até a rotatória do Comercial e, a partir desse ponto, seguindo pelas marginais da rodovia Castelo Branco até a Avenida Presidente Kennedy.
Além disso, o trecho 1 Castelo/Treze de Maio terá dois braços adicionais: as ruas Onze de Agosto e Tamandaré, que correm paralelas, também terão corredores entre a Rua Goiás e a Av. Francisco Junqueira (onde se encontrarão com o corredor do Quadrilátero Central).
Na Avenida Presidente Kennedy, onde o trecho 1 termina, começará em breve a obra do Trecho 2 do Corredor Leste/Oeste (Nove de Julho/Costábile Romano/Presidente Kennedy), que está em processo de licitação.
QUADRILÁTERO CENTRAL
Serão 4 km de corredores nas avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, nas ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete e nas ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.
Na Avenida Jerônimo Gonçalves, o corredor começará na Francisco Junqueira e seguirá até o terminal Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara Municipal. Na Avenida Francisco Junqueira, o corredor vai começar na altura da Barão do Amazonas, seguindo até a Jerônimo Gonçalves.
Já as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas, receberão corredores entre a Jerônimo Gonçalves e a Avenida Independência (cujo corredor de ônibus já está pronto e em funcionamento).
Por fim, as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, paralelas entre si, também terão corredores de ônibus entre a Francisco Junqueira e a Nove de Julho, avenida que também ganhará corredores de ônibus, além de total restauração.
ASFALTO PARA VEÍCULOS PESADOS
Para suportar o tráfego intenso e o peso dos veículos, os pavimentos dos corredores são retirados e substituídos por uma resistente camada de concreto e asfalto.
Além de sinalizações vertical e horizontal nos cruzamentos, as calçadas destes trechos também serão revitalizadas para a construção de rampas e a instalação de pisos podotáteis, para acesso de pessoas com deficiência.
ONZE CORREDORES INTERLIGADOS
Dos 11 corredores de ônibus integrados do programa Ribeirão Mobilidade, seis já estão prontos.
Além dos dois que começarão a ser construídos em breve, a prefeitura vai entregar, ainda neste ano, o Trecho 4 do Corredor Norte-Sul, nas imediações do Jardim João Rossi, perto do Ribeirão Shopping.
Os outros dois restantes seguem em licitação: o Corredor da Nove de Julho e o Trecho 2 do Corredor Leste-Oeste (Nove de Julho/Costábile Romano).