Eleições 2024: Hirata fala sobre nova política, exalta Nogueira e planeja o futuro; assista na íntegra

Ex-secretário foi o primeiro convidado do programa Mentoria para bate-papo especial com pré-candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto

Alessandro Hirata durante bate-papo no programa Mentoria Ribeirão | Foto: Juliana Malaguti (Grupo Thathi)

Nesta segunda-feira (17), o programa Mentoria Ribeirão deu início a um bate-papo de 30 minutos com cada pré-candidato à prefeitura de Ribeirão Preto. Alessandro Hirata (PSDB) foi o primeiro convidado, e este conversou sobre a nova política, exaltou Duarte Nogueira e traçou focos administrativos em caso de eleição.

A conversa foi conduzida pelo apresentador e presidente do Grupo Thathi, Chaim Zaher. Adriana Silva e Dirceu Chrysostomo completaram a mesa. 

O pré-candidato pelo PSDB falou sobre sua experiência como secretário, e afirmou que foi convidado para ingressar na gestão Nogueira como técnico. 

“Eu não represento a velha política que a gente conhece. A velha política é aquela dos faladores, e não dos fazedores – que somos nós”, respondeu Hirata ao mesmo em que parafraseava de forma indireta o atual prefeito. 

Em seguida à fala sobre definição de política cronológica, Hirata foi questionado sobre a prática de composição na Câmara de vereadores e a relação da tratativa com a velha política. O pré-candidato respondeu: “isso é política como instrumento para chegar à melhoria das pessoas”. 

Hirata foi questionado sobre os principais problemas da cidade. O pré-candidato destacou que a assistência social, saúde e habitação são seus pontos de foco no governo caso eleito. 

“Ribeirão Preto é uma metrópole que continua crescendo, que têm suas necessidades crescentes nas mais diversas áreas. Assistência social, saúde e habitação. “É fundamental que se dê continuidade ao que foi feito”, disse. 

Sobre a formulação da equipe de governo, Hirata afirma que os profissionais que já trabalham com Nogueira na atual gestão podem continuar em seu mandato em caso de interesse. “Aquilo que funciona precisa continuar”. 

Quando indagado sobre o envolvimento do pré-candidato com a população de Ribeirão Preto, Hirata destacou a participação com Nogueira no programa “Prefeitura Perto de Você”, no segundo semestre de 2023 e lembrou os tempos de secretariado. 

A respeito do legado deixado por Duarte Nogueira, em questão focada na mobilidade urbana, Alessandro Hirata o caracteriza como “fantástico”. “A gente precisa continuar fazendo obras para mobilidade, melhorando e flexibilizando quando é preciso”. 

“Ribeirão Preto vai continuar crescendo, vai continuar atraindo investimentos, atraindo população, e esse desenvolvimento será constante”, continua o pré-candidato. 

Questionado sobre o foco do governo Hirata em caso de eleição, o pré-candidato afirma que sua bandeira é manter todas as conquistas da gestão Nogueira e não deixar Ribeirão retroceder. “A gente precisa manter todas as conquistas da nossa gestão. Continuar e ampliar todas essas conquistas. Ampliar a assistência social, a saúde, a mobilidade, os índices econômicos”. 

Assista na íntegra:

Histórico

Alessandro Hirata é pré-candidato à prefeitura de Ribeirão Preto e foi escolhido por Duarte Nogueira para a sucessão da atual administração. A decisão foi compartilhada durante coletiva de imprensa, realizada em 24 de maio. 

O ex-secretário da Casa Civil é graduado em direito pela Universidade de São Paulo em 2001, com doutorado em direito pela Ludwig-Maximilians-Universität München, em 2007.

Atuou como livre-docente em direito romano pela Universidade de São Paulo em 2008 e como professor assistente junto ao Leopold-Wenger-Institut da Ludwig-Maximilians-Universität München. Também ministrou aulas na Universidade de Magdeburg, na Alemanha, e na Universidade de Sassari, na Itália.

Em 2021, Hirata respondeu pela secretaria de Justiça. Na ocasião, foi responsável pela Guarda Civil Metropolitana, Procon, Departamento de Fiscalização Geral e Departamento de Direitos Humanos e Igualdade Racial.